5ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA - SUCST

De 16/10/2018 à 19/10/2018

Os benefícios do e-commerce para as empresas

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, São Bento do Sul, Brasil

Palavras-chave: E-commerce, Benefícios, Empresas

Este trabalho objetiva identificar benefícios do e-commerce para empresas localizadas em Joinville (SC), São Bento do Sul (SC) e Piên (PR). O estudo parte da premissa que atualmente é possível adquirir praticamente qualquer tipo de produto e serviço pela internet, ou seja, por e-commerce (comércio eletrônico), que se caracteriza como uma extensão do comércio convencional, diferenciando-se por se tratar de um ambiente digital no qual as transações são mediadas por equipamentos e programas de informática (TEIXEIRA, 2015). A Internet proporcionou o agrupamento de pessoas a partir de anseios e necessidades em comum, seja na vida pessoal, seja em relação ao seu consumo, especialmente nas redes sociais. Essas comunidades virtuais têm desempenhado um papel fundamental ao fomentar a compra online, ao mesmo tempo em que tais mídias viabilizam o fluxo de informação e a consolidação de marcas e empresas. Neste sentido, é imperioso que as organizações sejam capazes de explorar tais oportunidades, seja por meio das redes sociais ou de sites próprios, a fim de alcançar este público e buscar o crescimento e a sobrevivência dos negócios. Assim, em termos metodológicos, o estudo se caracteriza como uma pesquisa de campo, descritiva e de abordagem qualitativa, realizada por meio da aplicação de um questionário junto a cinco empresas localizadas nas cidades de Joinville (SC), São Bento do Sul (SC) e Piên (PR), tendo como critério principal de escolha o fato de todas atuarem com e-commerce. A análise dos dados evidenciou como benefícios do comércio eletrônico: (i) alcance de um público mais abrangente, permitindo continuidade/aumento do faturamento mesmo quando as vendas em comércio físico sofrem redução; (ii) possibilidade de articulação entre comércio físico e eletrônico, fortalecendo o relacionamento com os clientes; (iii) diversidade do público alcançado, em termos de idade, renda, gênero, etc.; (iv) obtenção de feedbacks de maneira mais rápida, contribuindo inclusive para a construção da reputação organizacional. Por fim, as empresas pesquisadas revelaram como motivo para a adoção de e-commerce profunda preocupação com suas posições no mercado, demonstrando que o comércio eletrônico pode efetivamente contribuir para o sucesso organizacional.

ISSN: 1808-1665