5ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA - SUCST
De 16/10/2018 à 19/10/2018
“Eu queria conhecer o meu inimigo”: a busca do conhecimento e o processo auto formativo a partir do diagnóstico da Esclerose Múltipla
- Bianca Beatriz Lourenço Melatto, Graduando, biancabmelatto@gmail.com
- Larissa Graper, Graduando, larissa.graper@gmail.com
- Brena Corrêa da Silva, Graduando, brenacorreads@gmail.com
- Raquel Alvarenga Sena Venera, Dr(a), raquelsenavenera@gmail.com
Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, São Bento do Sul, Brasil
Palavras-chave: Histórias de Vida, Conhecimento, Aprendizagens
Este artigo articula-se com o projeto de pesquisa em andamento intitulado “Histórias de Vida, auto formação e busca pelo conhecimento”, cujo objetivo é investigar os processos auto formativos nas Histórias de Vidas, relacionados a busca pelo conhecimento. Em especial, a proposta este artigo busca nas histórias de oito jovens diagnosticados com esclerose múltipla, coletadas e organizados a partir do método História Oral de vida, mapear esquemas de pensamentos, como teorias estruturantes que se encontram no fazer humano no século XX e XXI. A partir da reflexão acerca da razão como capacidade humana, em Kant (1784), do movimento de produção do conhecimento em Descartes (1637) e das orientações do desenvolvimento de aprendizagens em Vygotsky (1917), pretende-se apontar de que maneira essas Histórias de Vida podem se revelar como expressão de esquemas teóricos de pensamento que fundamentam os movimentos espontâneos de busca pelo conhecimento e como se dá esse mecanismo pelos jovens a partir do diagnóstico da doença.
Apoio / Parcerias: Univille; CNPq; UNIEDU; Museu da Pessoa
ISSN: 1808-1665