5ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA - SUCST

De 16/10/2018 à 19/10/2018

Base nacional comum para o currículo da educação básica na América Latina: primeiras aproximações

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Políticas curriculares, Base curricular comum, América Latina

A presente comunicação está vinculada à pesquisa intitulada “Base Nacional Comum para o Currículo da Educação Básica: Análise do Cenário latino-americano” que tem como objetivo principal analisar os documentos curriculares das redes públicas de educação básica dos oito maiores países da América Latina: Brasil, Colômbia, Argentina, Venezuela, Peru, Chile, Equador, Bolívia, Paraguai, Uruguai. É uma pesquisa vinculada ao Grupo de Pesquisa em Estudos Curriculares, Docência e Tecnologia, o GECDOTE, do programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade da Região de Joinville – UNIVILLE. Definimos como objetivo geral investigar as características do currículo nacional da educação básica dos sistemas de ensino nos países latino-americanos. Esta é uma pesquisa de abordagem qualitativa, e será realizada por meio de análise documental. Como é uma pesquisa em andamento, até esse momento foi realizado um balanço de produções do período de 2010 a 2018, que permitiu observar alguns aspectos das pesquisas relacionadas a esse tema. Para análise dos dados utiliza-se a metodologia da análise de conteúdo, referenciada por Bardin (2011). Importante mencionar que a análise dos dados é realizada com base em autores como Pacheco (2002; 2018), Robertson e Dale (2013), Apple (2011), Moreira e Tadeu (2011) que fundamentam este trabalho nas abordagens teóricas sobre currículo e políticas curriculares. No que se refere a base nacional curricular comum, destacamos que a análise das pesquisas já realizadas remete para a importância de reflexões sobre as atuais discussões em torno da base nacional curricular comum. É necessário um olhar sobre os discursos homogeneizantes vinculados às ideologias neoliberais de organismos transnacionais que impõem suas orientações e práticas, definindo políticas curriculares, inclusive na América Latina. Constatou-se que a base nacional curricular comum recebe nomes diferentes, mas tem objetivos semelhantes, seja para o desenvolvimento do currículo seja para sua contestação. Para além desses dados, as análises indicaram que os documentos curriculares nacionais para a educação básica são elaborados a fim de orientar a prática educativa e que são organizados por meio da rotina institucional. Pode-se perceber que apesar da implementação de uma base nacional curricular comum, em alguns países está havendo uma movimentação para rever as práticas lá impostas. No entanto, há de se preocupar com o modo que outros países vêm adotando a implementação sem muitos questionamentos. Observamos também que há contradições do discurso defendido pelos interessados em implantar a base nacional curricular comum e pelos atores envolvidos neste processo.

ISSN: 1808-1665