5ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA - SUCST

De 16/10/2018 à 19/10/2018

MOVIMENTOS NEOCONSERVADORES NO CONTEXTO EDUCACIONAL BRASILEIRO: UMA ANÁLISE A PARTIR DA LEI 7.595/2018 DO MUNICÍPIO DE JARAGUÁ DO SUL

Universidade da Região de Joinville , UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Movimentos conservadores, Gênero, Escola sem partido

O presente estudo está inserido na linha de pesquisa Políticas e Práticas Educativas do Mestrado em Educação da Universidade da Região de Joinville – UNIVILLE, e tem como objetivo analisar os discursos que resultaram na aprovação da lei 7.595/2018 do município de Jaraguá do Sul. Nos últimos anos, temos percebido uma série de projetos e leis que proíbem a discussão de gênero das escolas e ao que tudo indica inspirados por movimentos que tomaram força no país, como “Escola Sem Partido” ou “Escola Livre”. Assim, para compreender como as políticas educacionais são formuladas e implementadas em diferentes contextos, parte-se da análise do Ciclo de Políticas proposto por Stephen Ball, Richard Bowe e Anne Gold. O presente trabalho apoia-se em dois dos ciclos de políticas: contexto de influência (entendido, nesse estudo, como partidos políticos, governo e processo legislativo) e contexto da produção de texto (entendido como análise de textos, documentos e entrevistas, além da própria lei), uma vez que a pesquisa tem como objeto a análise do contexto de influência que culminou na aprovação da Lei Jaraguaense nº 7.595/2018. Para dar conta dos dois contextos, como procedimentos metodológicos, tem-se a realização de entrevistas com os vereadores proponentes da lei, a análise de vídeos das sessões de discussão e aprovação da lei em questão, bem como a análise de documentos e referenciais bibliográficos que tratam da onda conservadora pela qual vem passando a educação brasileira. Diante do exposto, tem-se a hipótese que com a pesquisa iremos nos deparar com forte influência da direita liberal e das demandas conservadoras, a qual desloca o discurso político do pluralismo sob o argumento de proteção à família, afastando a possibilidade da escola de contribuir para o pleno desenvolvimento das capacidades do indivíduo

Apoio / Parcerias: FAP/UNIVILLE

ISSN: 1808-1665