5ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA - SUCST

De 16/10/2018 à 19/10/2018

Prova Brasil e alunos com necessidades educacionais especiais: uma análise a partir da rede municipal de ensino de São Bento do Sul/SC

Universidade da Região de Joinville , UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Prova Brasil, Necessidades educacionais especiais, Reformas de Estado

A pesquisa tem por objetivo analisar como é realizada a Prova Brasil, com os alunos com necessidades educacionais especiais nos anos iniciais – 5° ano – da Educação Básica na rede municipal de ensino de São Bento do Sul/SC através do olhar dos professores e gestores das Unidades de Ensino. A metodologia utilizada para esta análise é a coleta de dados através de entrevistas semiestruturadas com professores e gestores das unidades de ensino, tendo em vista a compreensão de como se dá efetivamente o processo de aplicação da Prova Brasil. Além das entrevistas, é realizada a análise de referenciais teóricos importantes na área para a compreensão do processo de criação – que ocorreu em 2005 – e aplicação da Prova Brasil, bem como suas mudanças no decorrer dos doze anos de aplicação. Para a compreensão do contexto no qual foi desenvolvida a Prova Brasil, estuda-se as reformas de Estado dos anos 1990, relacionando-as com a criação de uma avaliação em larga escala – avaliações essas que passaram a ser centrais mediante as reformas estatais. Ademais, é realizada a análise da legislação acerca das condições de acesso e permanência dos alunos com necessidades educacionais especiais na rede regular de ensino na educação básica e sua participação no processo das avaliações em larga escala – especialmente, a Prova Brasil. Para o aprofundamento teórico acerca das reformas do Estado e das avaliações em larga escala utiliza-se, Bonamino e Sousa (2012), Souza e Oliveira (2003), Sousa (2014) e Sousa e Lopes (2010). Já para a compreensão do processo de inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais na rede regular de ensino em todos os processos desenvolvidos na educação básica utilizam-se os estudos de Rebelo e Kassar (2017), Kassar (2011), Meletti e Bueno (2011), Mazzotta (2011), Matos e Mendes (2014) e Fernandes (2011). A partir deste aporte teórico, nesta etapa da pesquisa, está se realizando uma análise a partir dos princípios que embasam a inclusão de alunos com necessidades especiais e dos pressupostos que alicerçam as avaliações em larga escala, buscando compreender se estes princípios convergem ou divergem. Tem-se a hipótese, neste momento, que o principio da diversidade – central nos processos de inclusão – contrapõem-se àquele da homogeneidade – pressuposto básico das avaliações em questões. Essa discussão corroborara para a análise de como está sendo realizada a Prova Brasil com os alunos com necessidades educacionais especiais.

Apoio / Parcerias: CAPES

ISSN: 1808-1665