5ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA - SUCST

De 16/10/2018 à 19/10/2018

Professor formador e letramentos digitais

Universidade da Região de Joinville , UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: formação docente, professor formador, letramento digital

Em uma sociedade grafocêntrica, as atividades são mediadas especialmente pela escrita, o que exige o domínio de determinadas competências para o seu uso. Neste aspecto, a efetiva participação do sujeito significa poder ter a capacidade de interagir em diferentes práticas sociais em que a escrita se faz presente. A escrita, que durante muitos séculos teve o papel como o seu suporte físico principal, hoje, tem nas tecnologias digitais outros modos de uso. Neste cenário, ao se considerar que a constituição de ser professor requer diversos saberes relacionados aos disciplinares e pedagógicos, devendo o letramento digital ser contemplado já na formação inicial. Ser usuário das tecnologias não é suficiente para o uso pedagógico que o professor deverá fazer desse recurso ao desenvolver as atividades pedagógicas. Para tanto, faz-se necessário que os professores formadores insiram as tecnologias digitais no curso de licenciatura a fim de que o estudante possa apropriar-se de seus usos no processo de aprendizagem. Autores como Tardif (2011), no que se refere aos saberes docentes, Kenski (2012) sobre tecnologias digitais e Freitas (2010), a respeito de letramento digital fundamentam a análise dos dados da pesquisa. O objetivo desta comunicação é apresentar em que medida as práticas de leitura e escrita são desenvolvidas pelos professores formadores em ambiente digital. Para tanto, foi aplicado um questionário com perguntas fechadas e abertas a trinta e um professores formadores de seis cursos de licenciatura (Artes Visuais, Ciências Biológicas, Educação Física, História Letras e Pedagogia) ofertados por uma universidade comunitária de Santa Catarina. Por meio do questionário, além de aspectos mais gerais sobre a formação e a atuação profissional, foram obtidas informações sobre o uso pessoal e profissional das tecnologias digitais. Os resultados apontam para um corpo docente qualificado e experiente no ensino superior, e, que utiliza práticas de leitura e escrita diversificadas no ambiente digital tanto pessoal quanto profissionalmente. Porém essa utilização não garante que haja uma intencionalidade de ensinar os licenciandos como deverão abordá-las pedagogicamente, o que exige um aprofundamento da investigação no que se refere à forma como tem ocorrido a inserção das tecnologias nas aulas da graduação.

ISSN: 1808-1665