5ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA - SUCST

De 16/10/2018 à 19/10/2018

BLOGS DIFUSORES DE EXPERIÊNCIAS DE LEITURA NO CIBERESPAÇO

Universidade da Região de Joinville , UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Blog, Leitura, Intersecção de linguagens

O subprojeto Blogs difusores de experiências de leitura no ciberespaço, vinculado ao projeto Deslocamentos de Linguagens e Interfaces Culturais I é decorrente de pesquisas articuladas numa intersecção entre ensino/pesquisa/extensão desenvolvidas nos blogs Poéticas Tecnológicas e Imbricamentos de Linguagens, cujo objetivo é disseminar resultados de experimentos de leitura sobre intersecções de linguagens e do literário no ciberespaço. Segundo Levy (1996), a virtualização do texto e da leitura na web atualizam diferentes memórias, que se organizam em dois grupos. O primeiro constituído por reservas documentais, dados que asseguram um endereço e redes de indicadores, e o segundo composto pelas organizações “seletivas e subjetivas do estoque”. Portanto, o blog se constitui como um espaço que instaura experimentos para abordagens de estudos literários, de leitura e de registros dessas leituras partilháveis em grupo e pela web gerando potencialmente uma rede ilimitada de trocas. A leitura transforma-se num jogo que movimenta imagem / texto/ sons e promove uma interação inter e intratextual geradora de um fluxo contínuo de criação, no qual o leitor intercambia papéis, ora lê, ora posta seus registros. As postagens nos blogs poéticas tecnológicas e Imbricamentos de linguagens tem sinalizado que leituras do literário e resenhas críticas de livros de pensadores sobre linguagens partilhadas na web rompem as fronteiras institucionais e promovem diálogos entre textos literários, visuais, jornalísticos/críticos e históricos. O Caderno Literando, produzido no curso de Letras desde 2014, mobiliza olhares críticos sobre o literário e divulga as produções autorais. Os resultados indicam autonomia leitora/produtora por parte dos sujeitos envolvidos nas propostas construídas coletivamente. Os conceitos sustentadores das discussões Santaella (2005,2007, 2008), Lévy (1996, 2003), Foucault (1992,1999), Merleau-Ponty(2007), Barthes(1989), Gadamer(2009) Harvey (2000), Manovich (2009), Rancière (2005) e Bakhtin (2008).

ISSN: 1808-1665