5ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA - SUCST

De 16/10/2018 à 19/10/2018

PRODUÇÕES ACADÊMICAS ABORDANDO O LETRAMENTO E O TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: 2014 - 2018

Palavras-chave: trabalho docente, letramento, educação infantil

Este trabalho contempla o estudo referente às produções acadêmicas sobre o letramento e o trabalho docente na educação infantil no período de 2014 a 2018. As fontes utilizadas para a busca dos trabalhos foram o Catálogo de Teses e Dissertações CAPES, a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações BDTD e a Scielo. Para efetuar a busca foram realizadas combinações a partir de três descritores e encontradas teses, dissertações e artigos. Os resultados observados mostram que o trabalho docente na educação infantil é um tema pouco investigado. A ênfase nos trabalhos encontrados evidencia maior preocupação com a formação inicial e a formação continuada dos professores, com um olhar abrangente para as professoras alfabetizadoras. Quanto ao letramento na educação infantil, apesar de poucos trabalhos encontrados, alguns são relevantes já que se destinam a demonstrar o lugar que a linguagem escrita ocupa na educação infantil, os sentidos e significados atribuídos pelas crianças aos eventos de letramento em interação com o brincar. Através da abordagem qualitativa, os trabalhos são apresentados em forma de pesquisa-ação, pesquisa etnográfica e análise documental. As formas de coleta de dados nos trabalhos pesquisados são variadas, incluindo entrevistas, anotações, diários, filmagens, observações, fotos, questionários e observações de desenhos e escritas espontâneas. Os locais onde os trabalhos foram produzidos também serão mencionados. Trata-se de um trabalho de organização de dados localizados em determinado período, para a subsequente elaboração do balanço de produção.

ISSN: 1808-1665