5ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA - SUCST

De 16/10/2018 à 19/10/2018

Trabalho e formação docente, Educação Especial e processos de escolarização: desafios, perspectivas e possibilidades - I

Universidade da Região de Joinville , UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Educação Especial, Trabalho Docente, Formação de Professores

Este projeto guarda-chuva de pesquisa está articulado à linha de pesquisa Trabalho e Formação Docente do Programa de Mestrado em Educação da Univille e com o Grupo de Pesquisa Trabalho e Formação Docente – GETRAFOR. O GETRAFOR congrega professoras do programa de mestrado, seus orientandos de mestrado e iniciação científica, mestres e outros profissionais. O objetivo deste grupo é realizar investigações voltadas para o trabalho e a formação docente nas várias instâncias da sua realização, sob um ponto de vista multideterminado que considere questões históricas, políticas. Com enfoque na temática da Educação Especial, será desenvolvido de 2017 à 2020 o projeto guarda-chuva de pesquisa: Trabalho e formação docente, Educação Especial e processos de escolarização: desafios, perspectivas e possibilidades – I. O objetivo geral deste projeto é pesquisar os processos de escolarização, trabalho e formação docente, que consubstanciam a aprendizagem de estudantes público alvo da educação especial. Relacionados ao objetivo geral encontram-se os objetivos específicos: a) Investigar como as proposições definidas pelas políticas públicas educacionais no âmbito da Educação Especial estão sendo apropriadas e implementadas pelos diferentes profissionais da educação básica, no cotidiano escolar; b) Conhecer as vivências, dos profissionais da educação, estudantes e familiares, relacionadas ao processo de escolarização dos estudantes público alvo da educação público alvo da educação especial; c) conhecer os processos de escolarização, trabalho e formação docente que que consubstanciam a aprendizagem de estudantes público alvo da Educação Especial nas escolas de Educação Básica em alguns países da América Latina (Argentina e Chile), a fim de identificar articulações, aproximações e/ou distanciamentos com o contexto educacional brasileiro. O objetivo do projeto será contemplado por meio do desenvolvimento de diversas pesquisas que incluem desde estudantes de mestrado e de graduação. Delineado como um projeto guarda-chuva visa articular pesquisas que contemplem desde dissertações de mestrado até trabalhos de iniciação científica e de conclusão de curso. Todos esses estudos estarão vinculados ao Grupo de Estudos e Pesquisas sobre o Trabalho e Formação Docente – GETRAFOR da Universidade da Região de Joinville – UNIVILLE. Neste sentido, visa-se não só a formação do pesquisador em nível de strictu sensu, mas também em nível inicial.

ISSN: 1808-1665