5ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA - SUCST
De 16/10/2018 à 19/10/2018
Trabalho e formação docente, Educação Especial e processos de escolarização: desafios, perspectivas e possibilidades - I
- Fabiano Furlan, G, furlan.psicanalise@gmail.com
- GEISA SIMONE HILLE, G, geisa.simone@hotmail.com
- Aliciene Fusca Machado Cordeiro, Dr(a), aliciene_machado@hotmail.com
Universidade da Região de Joinville , UNIVILLE, Joinville
Palavras-chave: Educação Especial, Trabalho Docente, Formação de Professores
Este projeto guarda-chuva de pesquisa está articulado à linha de pesquisa Trabalho e Formação Docente
do Programa de Mestrado em Educação da Univille e com o Grupo de Pesquisa Trabalho e Formação
Docente – GETRAFOR. O GETRAFOR congrega professoras do programa de mestrado, seus orientandos
de mestrado e iniciação científica, mestres e outros profissionais. O objetivo deste grupo é realizar
investigações voltadas para o trabalho e a formação docente nas várias instâncias da sua realização, sob
um ponto de vista multideterminado que considere questões históricas, políticas. Com enfoque na temática
da Educação Especial, será desenvolvido de 2017 à 2020 o projeto guarda-chuva de pesquisa: Trabalho e
formação docente, Educação Especial e processos de escolarização: desafios, perspectivas e
possibilidades – I. O objetivo geral deste projeto é pesquisar os processos de escolarização, trabalho e
formação docente, que consubstanciam a aprendizagem de estudantes público alvo da educação especial.
Relacionados ao objetivo geral encontram-se os objetivos específicos: a) Investigar como as proposições
definidas pelas políticas públicas educacionais no âmbito da Educação Especial estão sendo apropriadas e
implementadas pelos diferentes profissionais da educação básica, no cotidiano escolar; b) Conhecer as
vivências, dos profissionais da educação, estudantes e familiares, relacionadas ao processo de
escolarização dos estudantes público alvo da educação público alvo da educação especial; c) conhecer os
processos de escolarização, trabalho e formação docente que que consubstanciam a aprendizagem de
estudantes público alvo da Educação Especial nas escolas de Educação Básica em alguns países da
América Latina (Argentina e Chile), a fim de identificar articulações, aproximações e/ou distanciamentos
com o contexto educacional brasileiro.
O objetivo do projeto será contemplado por meio do desenvolvimento de diversas pesquisas que incluem
desde estudantes de mestrado e de graduação. Delineado como um projeto guarda-chuva visa articular
pesquisas que contemplem desde dissertações de mestrado até trabalhos de iniciação científica e de
conclusão de curso. Todos esses estudos estarão vinculados ao Grupo de Estudos e Pesquisas sobre o
Trabalho e Formação Docente – GETRAFOR da Universidade da Região de Joinville – UNIVILLE. Neste
sentido, visa-se não só a formação do pesquisador em nível de strictu sensu, mas também em nível inicial.
ISSN: 1808-1665