5ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA - SUCST

De 16/10/2018 à 19/10/2018

TRAJETÓRIAS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL ARGENTINA: APROXIMAÇÕES AO TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Universidade da Região de Joinville , UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Educação Especial, Trabalho Docente, Argentina

Este projeto de pesquisa tem por objetivo conhecer e analisar como se constitui as políticas públicas da educação especial Argentina na educação básica, com enfoque no trabalho docente. Traz como objetivos específicos: conhecer os principais aspectos relacionados a história da Educação Especial na Argentina; investigar como se estrutura a educação básica Argentina a partir dos principais documentos legais; compreender o cenário educacional que compõem com a estrutura da educação especial Argentina; analisar como se desenvolve o trabalho docente na educação básica, considerando a Educação Especial; e, analisar como ocorre o suporte educacional aos estudantes com deficiência. Para realização desta pesquisa será desenvolvida uma análise documental bem como entrevistas semiestruturadas com 1 gestor e 2 professores atuantes na educação especial na Argentina. A pesquisa pautar-se-á numa abordagem qualitativa, sustentada teoricamente no materialismo histórico-dialético. A análise dos dados será realizada por meio da análise de conteúdo que tem como ponto de partida a “mensagem, seja ela verbal (oral ou escrita), gestual, silenciosa, figurativa, documental ou diretamente provocada. ” (FRANCO, 2005, p. 13). Espera-se poder contribuir para o desenvolvimento histórico e científico da educação, não apenas como uma averiguação da realidade, mas sim para possíveis reflexões acerca da trajetória da educação especial Argentina na educação básica, com foco no trabalho docente. Esta pesquisa é parte de um projeto guarda-chuva de pesquisa articulado à linha de pesquisa Trabalho e Formação Docente do Programa de Mestrado em Educação da Univille e com o Grupo de Pesquisa Trabalho e Formação Docente – GETRAFOR. O GETRAFOR congrega professoras do programa de mestrado, seus orientandos de mestrado e iniciação científica, mestres e outros profissionais. O objetivo deste grupo é realizar investigações voltadas para o trabalho e a formação docente nas várias instâncias da sua realização, sob um ponto de vista multideterminado que considere questões históricas e políticas.

ISSN: 1808-1665