5ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA - SUCST

De 16/10/2018 à 19/10/2018

Recursos Tecnológicos em Arte: apropriação e uso em sala de aula

Universidade da Região de Joinville , UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Arte/educação, Tics, processos

As Tics tem sido utilizadas na escola pelos estudantes e pelos professores, mas suas potencialidades são pouco exploradas. A maioria dos alunos copia e cola informações, e os professores, frequentemente, usam o computador e data show apenas como um meio de projetar informações: suas potencialidades não estão sendo utilizados na construção de conhecimento. É possível explorar melhor ferramentas em computadores e dispositivos, conectados ou não à internet, nas aulas de arte? Elas propiciarão experiências significativas na construção de conhecimento? As escolas estão equipadas e os professores preparados? Tais questões motivaram o projeto desenvolvido com a pesquisa participante ativa em aulas de arte em 3 escolas. Tendo em vista averiguar a relevância da utilização destas ferramentas, a primeira etapa visou a construção do planejamento junto aos professores, já que o objetivo foi conhecer as possíveis contribuições das tics a partir dos conteúdos a trabalhados, e não adaptar os conteúdos na utilização das ferramentas. A segunda etapa, consistiu em participar das aulas para investigar como se dá sua utilização. Na escola A, foram assistidas 5 aulas no 4° ano do Ensino Fundamental, por meio do projeto Autorretrato. A professora utilizou lousa digital na visita a acervos online. Os estudantes realizaram selfies com celular e produziram memes com app. Na escola B, foram assistidas 4 aulas no 8° ano. O tema foi Arte e Tecnologia. Utilizou-se data show na projeção de conteúdo online, e os alunos produziram stop motions com a professora que montou no banheiro um laboratório de revelação. Na escola C, o projeto Brinquedos e Brincadeiras, foi desenvolvido em 5 aulas do 4° ano. A professora usou lousa digital, visitaram ateliê de artista, produziram flipbook e finalizaram com a construção de stop motion com aplicativo em tablet. Constatou-se que professores possuem interesse em estudar e adotar as Tics, contudo, a falta de infraestrutura de algumas escolas, e muitas vezes a falta de colaboração e incentivo por parte da direção, dificultam e desmotivam o trabalho. Os 3 professores participantes foram entrevistados, as entrevistas estão sendo transcritas, e os dados cruzados. Pode ser constatado que, se bem planejado, os recursos virtuais podem sim contribuir no processo de ensino e aprendizagem significativo em arte. Os professores participantes passaram a olhar mais criticamente a tecnologia, e os diretores das escolas passaram a respeitar mais a disciplina de arte e a valorizar a lousa digital e a sala de informática, pouco utilizadas nas escolas.

Apoio / Parcerias: Instituto Arte na Escola

ISSN: 1808-1665