5ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA - SUCST

De 16/10/2018 à 19/10/2018

A importância do intérprete de libras na escolarização do aluno com surdez na educação básica e o seu ingresso na educação superior

Universidade da Região de Joinville , UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Intérprete, Libras, Estudante Surdo

O presente artigo é um recorte da dissertação de mestrado, intitulada “O Ingresso do Estudante Surdo na Educação Superior: Desafios e Possibilidades”, que está vinculada ao Programa de Mestrado em Educação da Universidade da Região de Joinville-Univille. O trabalho em questão tem como objetivo verificar como vem ocorrendo a participação do intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais) na escolarização dos estudantes surdo, no que se refere aquisição da Língua visando sua autonomia. Como problemática procuramos lançar algumas provocações sobre o baixo número de estudantes matriculados na educação básica, impactando em valores ainda menores quando os números se voltam para as matrículas destes na educação superior no município de Joinville (SC), dados estes levantados durante a dissertação de mestrado. Diante de tal constatação pode-se dizer que há uma relação entre estes números e a participação do intérprete de Libras no processo de escolarização do estudante surdo? Visando responder tal questionamento foram aplicados questionários estruturados com 04 intérpretes da Rede Estadual de Educação da cidade de Joinville, sendo este o número total de intérpretes junto a Rede Estadual quando realizamos a pesquisa. A interpretação do material coletado seguiu a abordagem da análise de conteúdo. Os dados revelam que 100% dos intérpretes atuam em regime de contratação nesta rede de ensino, não havendo nos últimos anos concurso para esse cargo no estado de Santa Catarina, revelando o pouco investimento na formação e contratação desse profissional. Considerando que é o intérprete que interage efetivamente com o aluno com surdez, sendo um elo de comunicação entre as pessoas que não dominam a Libras, pode-se dizer que a ausência deste profissional nas escolas comprometerá o desenvolvimento do estudante surdo. Por sua vez, o professor por não dominar a Libras, conforme mencionam os interpretes, necessita de auxílio no processo de ensino-aprendizagem. Assim, compreendemos como relevante a participação deste profissional pelo fato de a ausência deste comprometer a escolarização do estudante com surdez, uma vez que a falta de acessibilidade linguística na sua base escolar, dificulta sua autonomia e seu desenvolvimento tornando ainda mais difícil seu acesso e/ou a sua permanência na educação superior.

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ISSN: 1808-1665