5ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA - SUCST

De 16/10/2018 à 19/10/2018

Balanço de produção sobre tecnologias digitais no ensino médio

Universidade da Região de Joinville , UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Trabalho Docente, Tecnologias Digitais, Ensino Médio

Considerando uma forte presença e influência das novas tecnologias digitais da informação e comunicação na atualidade, uma percepção costumaz da utilização destes meios pelas juventudes e significativas transformações que se fazem notar no comportamento das pessoas, interessa conhecer quais as repercussões que os dispositivos tecnológicos acarretam a partir da perspectiva do profissional professor para o processo de ensino e aprendizagem no ensino médio. Cabe averiguar a intensidade das complexas e supostas consequências que os diversos aparatos tecnológicos suscitam para a realidade do trabalho docente, para as relações que se configuram entre professores e alunos. Para este movimento, pretende-se através de uma abordagem qualitativa de cunho exploratório, usufruir de técnicas de investigação, a saber questionários e entrevistas semiestruturadas, para coletar informações de alunos e professores visando subsidiar uma análise das consequências do fenômeno tecnológico na realidade escolar, análise que se fundamentará a partir do referencial teórico do materialismo histórico dialético. A referida pesquisa será realizada em duas escolas estaduais da região de Joinville com alunos e professores do 3º ano do ensino médio, escolas localizadas em regiões distintas da cidade e certamente com características também distintas, contraste que interessa comparativamente à pesquisa. Diante de todas estas considerações uma aproximação com diversos trabalhos proporcionados pelo balanço de produções possibilitou o reconhecimento da insuficiência de pesquisas relacionadas ao tema especifico. Utilizou-se para este procedimento o catálogo de teses e dissertações da Capes delimitando nesta fonte as pesquisas realizadas entre os anos de 2014 a 2018 e estabelecendo, após diversas tentativas, os descritores de tecnologias, educação, trabalho docente e ensino médio. Importante salientar que os resultados, independentemente dos descritores anteriormente utilizados, não produziram após detalhada leitura dos resumos um número significativo de trabalhos que estabelecessem conexão com o tema a ser pesquisado. Posteriormente à leitura dos 20 primeiros resumos, produtos da referida busca, constatou-se apenas 1 trabalho que apresentasse características análogas ao tema pretendido, entretanto a supracitada dissertação estava embasada em um referencial fenomenológico e objetivava reconhecer os procedimentos pedagógicos dos docentes ligados às tecnologias digitais.

ISSN: 1808-1665