5ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA - SUCST
De 16/10/2018 à 19/10/2018
O pensamento curricular no Brasil: um campo marcado pelo híbridismo
- Vanessa Giovanella Fagundes, E, vanessa_giovanella01@yahoo.com.br
- Janaina Aparecida dos Santos Schlüter, E, profejanna@gmail.com
- Maria Angela Nolli, E, maria.angelanolli@yahoo.com.br
- Jane Mery Richter Voigt, Dr(a), jane.mery@univille.br
Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville
Palavras-chave: Currículo, Hibridismo, Conhecimento
Este estudo faz parte das discussões realizadas na Disciplina Políticas e Práticas Curriculares, que integra a linha de pesquisa em Políticas e Práticas Educativas do Programa de Pós-graduação - Mestrado em Educação da Universidade da Região de Joinville – UNIVILLE. Tem como objetivo indicar a trajetória histórica dos estudos curriculares no Brasil, suas características e influências teóricas por meio de uma pesquisa qualitativa. Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica por meio da síntese das principais ideias descritas pelas autoras Alice Casimiro Lopes e Elizabeth Macedo ao discorrerem sobre “O pensamento curricular no Brasil” no Livro “Currículo: debates contemporâneos”. Os dados coletados permitiram análises do pensamento curricular no Brasil, no qual se evidenciou influências teóricas internacionais, que demarcaram o hibridismo do campo no país. Observou-se que, após a metade da década de 1990, três grupos principais se destacaram ao estudarem o Currículo no Brasil: 1) Perspectiva pós-estruturalista, que foi liderada, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), pelo professor Tomaz Tadeu da Silva, tendo base teórica mais significativa os pensamentos de Michel Foucault e os Estudos Culturais de Stuart Hall; 2) Currículo em rede, liderado por Nilda Alves na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Regina Leite Garcia na Universidade Federal Fluminense (UFF), centrando suas análises nas discussões sobre formação de professores; 3) História do Currículo e a Constituição do Conhecimento Escolar, liderado pelo professor António Flávio Barbosa Moreira da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), trazendo inicialmente discussões sobre a Nova Sociologia da Educação e atualmente realiza análises de categorias como a globalização, hibridismo cultural e o multiculturalismo. O pensamento curricular no Brasil caracteriza-se pela sua redefinição, embasado pelo discurso pós-moderno, a teorização crítica e a valorização da cultura. Por meio desse estudo, observou-se que os grupos de teóricos do currículo que se constituíram no Brasil têm reafirmado que a teoria curricular não pode mais se preocupar apenas com a organização do conhecimento escolar, mas também com as relações assimétricas de poder no interior da escola e da sociedade.
ISSN: 1808-1665