5ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA - SUCST

De 16/10/2018 à 19/10/2018

O PATRIMÔNIO RUPESTRE DA BABITONGA – AS PINTURAS DO SAMBAQUI SOB ROCHA CASA DE PEDRA - RESULTADOS PRELIMINARES.

Universidade da Região de Joinville , UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Patrimônio rupestre, sambaqui sob rocha Casa de Pedra, São Francisco do Sul

Esta comunicação apresenta resultados preliminares da pesquisa de mestrado realizada na Universidade da Região de Joinville, ligada ao programa de pós-graduação de mestrado em Patrimônio Cultural e Sociedade. O objeto da pesquisa são as pinturas rupestres presentes no sambaqui sob rocha Casa de Pedra, encontrado na costa leste da Baía da Babitonga, no município de São Francisco do Sul, dentro das dependências do Parque Estadual do Acaraí. O sítio consiste em um abrigo, datado em 5.470AP. Este sítio é o único no estado com pinturas rupestres e dentro de uma formação rochosa. Os registros rupestres são fontes de conhecimento inesgotável a respeito das sociedades que os produziram e elas devem ser um legado histórico e artístico para o país. Tantos os sambaquis, como as pinturas rupestres, fazem parte de uma área de estudo da arqueologia, conhecida como cultura material, ela por sua vez, estuda qualquer vestígio material utilizado/deixado por populações que não existem mais, as populações pretéritas. A pesquisa está ligada à linha de estudos Arqueologia e Cultura Material (ArqueoCult) do Grupo de Pesquisa Estudos Interdisciplinares do Patrimônio Cultural (GEIPAC). Os principais objetivos deste estudo são: identificar as possíveis Tradições Arqueológicas às quais as pinturas rupestres podem estar associadas; discutir uma possível representação simbólica das populações pretéritas; análise dos pigmentos; registro fotográfico e cadastro no IPHAN. Para alcançar os objetivos propostos e responder o problema de pesquisa essa investigação se apoiará em pesquisas bibliográficas, pesquisa de campo para fotografias, desenhos e análises arqueométricas das pinturas rupestres e, sobretudo, em um olhar interdisciplinar que se faz necessário diante de registros cujos significados são polissêmicos. Os resultados preliminares apontam para 2 painéis; 4 figuras geométricas com pigmentação em tons de vermelho e amarelo. Além destas pinturas já identificadas, o sítio apresenta alguns traços de outros desenhos que sofreram a ação do intemperismo pouco perceptíveis a olho nu e novos motivos foram revelados após o tratamento de algumas imagens quando associado ao plug-in DStretch utilizado nesta pesquisa.

Apoio / Parcerias: Universidade Federal do Recôncavo Bahiano

ISSN: 1808-1665