5ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA - SUCST

De 16/10/2018 à 19/10/2018

Casas Assombradas, Imagens e Memórias: o patrimônio edificado na cidade de Paranaguá - PR

Palavras-chave: Patrimônio, Paranaguá Imagem, Memória

Este trabalho é o resultado parcial de minha dissertação de conclusão de curso do programa pós-graduação strictu-sensu, Mestrado em Patrimônio Cultural e Sociedade da Universidade da Região de Joinville, na linha de pesquisa Patrimônio, Memória e Linguagem. Esta pesquisa tem como objetivo investigar as sobrevivências culturais e imagéticas contidas nas edificações patrimonializadas na cidade de Paranaguá, situada no litoral paranaense. A cidade completou em julho deste ano 370 anos, mas sua origem remonta as últimas quarenta décadas do século XVI (1560-1600). Como parnanguara, nascida e criada, a vivência com os bens patrimonializados da cidade sempre foi muito distante, como acontece com a maior parte da população. O acesso a esses bens é deficitário e com a falta de políticas públicas para a apropriação e ressignificação desses espaços, a relação com esses bens não é construída, por consequência essas edificações acabam sendo abandonadas. Mas será possível que o próprio cidadão, através da experiência sensível, é capaz de construir outras relações com a cidade, tecidas através da memória imagética? Nessa pesquisa, busca-se um olhar diferenciado a essas edificações, um olhar orgânico e dinâmico, analisando e fazendo uma decapagem nas camadas impressas pelo tempo nas diferentes edificações, investigando assim as memórias contidas ali. Para isso usamos o método da montagem de imagens a partir da obra Atlas Mnemosyne de Aby Warburg, que consiste na construção de quadros sinópticos anacrônicos, de conjuntos de imagens de diferentes épocas e lugares, mas, com memórias compartilhadas. Através dos quadros sinópticos foi possível analisar as imagens e investigar a memória imagética e cultural contidas nas paredes das construções. Nos quadros construídos na presente pesquisa, o fio que uniu as imagens coletadas foi a memória. Os autores escolhidos para pensarmos as principais problemáticas apresentadas na pesquisa, trabalham com temas como memória, imagem, patrimônio e cidade. Autores como Georges Didi-Huberman, Giulio Carlos Argan, Françoise Choay, Henri Bergson e Aby Warburg, nos deram o aporte teórico necessário para essa investigação.

ISSN: 1808-1665