5ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA - SUCST

De 16/10/2018 à 19/10/2018

Sambaquis de Joinville - representações sociais dos jovens

Universidade da Região de Joinville , UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Representações sociais, adolescentes, sambaquis

Estudar como os jovens se relacionam com a cidade em que vivem, e quais as representações que realizam a cerca desta vivência, pode ser um recurso na elaboração de estratégias para a (re)construção de conceitos vinculados ao patrimônio arqueológico. Na Baía da Babitonga, da qual Joinville é um dos munícipios componente, há aproximadamente 150 sítios arqueológicos, e destes 42 em nossa cidade. Contudo, muitos moradores de Joinville, joinvillenses ou vindos de outras cidades ou até mesmo estados, não conhecem um sambaqui e não sabem o que é um patrimônio arqueológico. O objetivo do trabalho é apresentar uma visão de como os jovens identificam o Patrimônio Cultural Arqueológico e os Sambaquis na cidade em que vivem a partir de dados do projeto de Representações Sociais do Patrimônio Cultural de Joinville (RSPCJ). Do ponto de vista dos procedimentos essa pesquisa pode ser considerada bibliográfica, pois será elaborada a partir de material já publicado, constituído de livros, artigos de periódicos e material disponibiliza na internet; e documental já que utilizará dados do projeto RSPCJ, que podem ser reelaborados de acordo com os objetivos de nossa pesquisa (GIL, 2008). Para Moscovici (2012) as relações sociais efetuadas, os objetos produzidos e consumidos, a fala, os gestos estão impregnados de representações, que correspondem à substância simbólica que entra na elaboração e na prática que produz tal substância. Moscovici retoma o conceito de representação e coletividade da sociologia e da antropologia desenvolvidos por Durkheim, que estudava a representações como produtos sociais; ao passo que Moscovici estuda também os processos de construção e o contexto da elaboração das mesmas. As representações sociais contribuem não apenas para que o conhecimento seja listado e compreendido nas diversas esferas, mas também que possa contribuir com a transformação da realidade. Portanto, uma das possibilidades para compreender o que o patrimônio arqueológico significa para os jovens, bem como a forma que os jovens constroem socialmente esses significados e como isso pode influir no reconhecimento e preservação, é o estudo das representações sociais.

ISSN: 1808-1665