5ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA - SUCST

De 16/10/2018 à 19/10/2018

Concepção de desenvolvimento infantil difundida pelo núcleo ciência pela infâcia/ FMCSV: que infância defendem?

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil

Palavras-chave: Educação Infantil, Políticas Públicas para Educação Infantil, Relação Público-Privado

A pesquisa “O desenvolvimento infantil: o que indicam os documentos produzidos pelo Núcleo Ciência pela Infância da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal (FMCSV)” está inserida na linha de pesquisa em Políticas e Práticas Educativas do Programa de Pós-graduação - Mestrado em Educação da Universidade da Região de Joinville – UNIVILLE e faz parte do Projeto guarda-chuva do Grupo de pesquisas em Políticas e Práticas Educativas para Educação e Infância – GPPEI. O objetivo dessa investigação é analisar qual a base epistemológica que fundamenta a concepção de desenvolvimento infantil que defendida e difundida pela Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal (FMSCV), por meio de seu Núcleo Ciência pela Infância. Essa investigação é justificativa, tendo em vista que, em pesquisas anteriores essa fundação apareceu como um aparelho privado de hegemonia, fato que parece ter repercussões na elaboração de políticas para educação infantil no país. Desse modo, via análise documental se objetiva compreender os suportes teóricos que ao definirem uma concepção de desenvolvimento acabam indicando um modo de educação, tanto para as famílias quanto para as instituições educativas. Inicialmente foi realizada uma revisão bibliográfica no banco de teses e dissertações do portal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, buscando identificar pesquisas já existentes sobre a temática em questão, esse processo esta em andamento, sendo que após será realizado a produção de dados por meio de análises dos documentos disponibilizados no site da Fundação. A metodologia utilizada será a pesquisa documental, o que inclui a análise dos materiais publicados no acervo digital do site oficial da FMCSV, especificadamente no Núcleo “Ciência pela Infância”, que tenham relações com o desenvolvimento infantil buscando contemplar também, quem são os autores que produzem os documentos, o que produzem e qual a concepção ou as concepções defendidas. Os dados coletados serão organizados a partir de categorias de análise e elaborados da própria empiria. Posteriormente serão analisados através da aproximação da Análise Crítica de Discurso de FAIRCLOUGH (2001), sendo que o referencial teórico adotado inclui autores cuja matriz epistemológica seja o Materialismo Histórico dialético.

ISSN: 1808-1665