7ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA -SUCST

De 25/11/2020 à 03/12/2020

Alvenaria estrutural: uma proposta de integração curricular na Engenharia Civil

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil

Palavras-chave: Alvenaria Estrutural, Métodos Construtivos, Práticas Curriculares

A alvenaria é um conceito da construção civil que designa o conjunto de pedras, tijolos ou blocos que reunidos formam paredes, muros ou alicerces de uma edificação. É um sistema construtivo que utiliza peças industrializadas de dimensões e peso que as fazem manuseáveis e ligadas por argamassa. Essas peças podem ser moldadas em cerâmica, concreto ou sílico-calcário. Considerando esta temática, o objetivo desta pesquisa é identificar as potencialidades dos estudos sobre a alvenaria estrutural para a integração curricular do curso de Engenharia Civil, coletando informações relacionadas ao método construtivo denominado alvenaria estrutural e sua relação com o currículo do curso de Engenharia Civil. A coleta de dados foi realizada através de buscas em bancos de dados de teses, dissertações, trabalhos de conclusão de curso e no Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia Civil, disponível no site de uma universidade de Santa Catarina. As etapas da pesquisa foram: a) buscas em sites para melhor entendimento do assunto; c) análise dos documentos; d) análise dos dados para relacionar o tema com o currículo da Engenharia Civil. As pesquisas indicam que a alvenaria estrutural tem tido grande avanço no mercado construtivo pois, quando bem executada dentro das restrições, se torna um método ágil, limpo sem desperdício de material e econômico. Esse método construtivo tem apresentado um crescimento nas áreas de execução de edifícios com até quatro pavimentos. Uma vantagem é que deixa a obra cerca de 20% mais econômica, valor muito significativo para as construtoras que procuram cada vez mais a economia, pois não necessita de formas para pilares, por exemplo e tem uma maior velocidade na execução da obra (CAMPOS, 2019). Ao relacionar o tema com o currículo da Engenharia Civil, observou-se nas ementas disponibilizadas no projeto do curso da universidade, que a alvenaria estrutural é citada apenas uma vez. Quanto às práticas curriculares observou-se no projeto curricular do curso que os estudantes têm mais contato com esse tema quando ocorrem visitas técnicas instruídas pelos professores. Todavia, no decorrer do curso, mesmo que tenha possibilidade de envolver diversos componentes curriculares, a alvenaria estrutural é pouco estudada. Diante dos resultados, reiteramos o pensamento de Leite (2012) sobre a importância do diálogo entre as diferentes áreas que compõem o currículo, nesse caso da Engenharia Civil. Diante dos resultados, sugere-se aprofundar mais esse tema em práticas curriculares que envolvam visitas técnicas, atividades teóricas em sala de aula e projetos interdisciplinares.

Apoio / Parcerias: Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina (UNIEDU)

ISSN: 1808-1665