7ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA -SUCST

De 25/11/2020 à 03/12/2020

O projeto ‘Estratégia de Capacitação de Professores para o Uso da Metodologia Design para Poéticas Ambientais’

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil

Palavras-chave: Personagens , Design, Educação Ambiental

O projeto ‘Estratégia de Capacitação de Professores para o Uso da Metodologia Design para Poéticas Ambientais’ conta com a autoria de dois estudantes do curso de Animação Digital da Univille. O projeto também tem coautoria da coordenadora do projeto Ethos – Design e Relações de Uso (vinculado ao programa de pós-graduação em Design da Universidade da Região de Joinville/PPGDesign da Univille,) do coordenador do projeto de extensão ‘Desenho Ambiental’ (Univille) e diretoria do Instituto Caranguejo de Educação Ambiental. O objetivo do projeto é de criar animações didáticas para a metodologia ‘Design para poéticas ambientais’, desenvolvida pelo Instituto Caranguejo de Educação Ambiental para orientar suas atividades internas na criação de conteúdo educacional com temáticas ambientais, como também para ser utilizado em um contexto educacional por professores e estudante das redes de ensino. Como metodologia foi escolhido o próprio processo ‘Design para Poéticas Ambientais’ que consiste em quatro macro-etapas: ‘Ambientar’, ‘Roteirizar’, ‘Produzir’ e colaborar. Essa metodologia foi desenvolvida pelo Instituto Caranguejo entre 2018 e 2019, sendo usada no projeto de extensão ‘Desenho Ambiental’ para o desenvolvimento de uma oficina de stop motion. No âmbito da extensão, o objetivo é a criação de uma série de vídeos curtos para explorar as ferramentas metodológicas em um contexto mais amplo, com uma aplicação universal que pode ser adaptada para a poética pretendida pelos usuários da rede de ensino.em termos de desenvolvimento e resultados. Em termos de desenvolvimento e resultados, com a base estrutural do projeto definida, foi utilizada a ferramenta de pesquisa visual dentro da primeira etapa metodológica ‘Ambientar’. Para isso foram gerados alguns painéis semânticos de referências visuais. Em seguida, na etapa ‘Roteirizar’ foram definidos a história, os personagens, os ambientes, bem como, a sequencia de vídeos mais adequada, em termos pedagógicos. O detalhamento das ferramentas audiovisuais de pós-produção da etapa ‘Produzir’, deverá ser conduzido na sequencia, e, por fim, seráo definidas as estratégias da etapa ‘Colaborar’ para publicação, divulgação e levantamento de discussões sobre o material.

Apoio / Parcerias: PIBITI - CNPq PIBIC - CNPq Uniedu Projeto de extensão Desenho Ambiental Ethos - Design e Relações de Uso (PPGDesign) Instituto Caranguejo de Educação Ambiental

ISSN: 1808-1665