7ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA -SUCST

De 25/11/2020 à 03/12/2020

Projeto Multiplica - Ensinar para aprender

Universidade da Região de Joinville , UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: palestras e workshops, competências e habilidades, experiências

O Multiplica é um projeto FAEG, vinculado ao curso de Design da Univille, coordenado pela professora Fernanda Pozza da Costa. A proposta tem como objetivo proporcionar aos acadêmicos a realização de atividades que propiciem seu desenvolvimento pessoal e profissional, por meio do exercício de competências e habilidades complementares à sua formação, em oficinas ou palestras cujos conteúdo e condução são feitos pelo próprio acadêmico(a). O Multiplica conecta os estudantes a essas oportunidades, identificando demandas em escolas de ensino fundamental e médio e atua orientando e auxiliando os acadêmicos participantes na organização do conteúdo e na condução das ações. O projeto chama-se Multiplica porque almeja-se que os acadêmicos aprendam ao ensinar, multiplicando o conhecimento que possuem ao transmiti-lo para outros estudantes e, ao mesmo tempo, aprendendo, desenvolvendo novas habilidades e competências, diante dos desafios pessoais e técnicos que envolvem a ação de ensinar ou palestrar. O projeto também contribui com as horas complementares dos acadêmicos e agrega experiências ao seus currículos profissionais e acadêmicos. O aprendizado que o acadêmico participante obtém e as experiências por ele vivenciadas ao ministrar oficina/ palestra, que vão além do aprimoramento profissional, abordando também questões humanísticas. O projeto segue um processo de quatro etapas: (1) Preparar - envolve o levantamento das oportunidades junto às escolas e dos acadêmicos interessados em participar; (2) Realizar – compreende orientação, estruturação e desenvolvimento do conteúdo da palestra ou oficina; (3) Registrar – consiste em coletar e comunicar o feedback dos alunos participantes nas escolas e do acadêmico ministrante; (4) Compartilhar – documentar e compartilhar ações e resultados. O projeto foi estruturado para ações presenciais e teve que ser adaptado para ações virtuais durante a pandemia. Isso dificultou o avanço do planejamento, pois o período foi de adaptação, principalmente para as escolas de ensino, médio e fundamental, que configuram-se como público das palestras e oficinas. Mesmo diante de um cenário desafiador, os resultados foram satisfatórios, pois atingiram a meta mínima do projeto, que consistia em atender 20 acadêmicos. Inicialmente, o Multiplica visava somente estudantes de Design, mas surgiram oportunidades para estudantes de outras áreas. Foram realizadas ao todo 10 oficinas virtuais, 4 palestras e 1 entrevista em rede social, atendendo a 29 acadêmicos e envolvendo 21 cursos da universidade. Os retornos obtidos dos acadêmicos são positivos, assim como das escolas, que já manifestaram interesse em continuar essa parceria com o Multiplica no próximo ano.

ISSN: 1808-1665