7ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA -SUCST

De 25/11/2020 à 03/12/2020

Projeto de FAEG Adote um Projeto e Projeto GameOn: um estudo de caso sobre a desenvolvimento da identidade visual da CBSoft

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Oportunidade, Vivências didáticas, Identidade visual

O Projeto de Faeg “Adote um projeto” é um projeto que vem sendo aprovado desde 2017, seu objetivo é abastecer um site com demandas reais para que professores e acadêmicos possam adota-los, desta forma o projeto proporciona a aproximação da academia com a sociedade, oferece projetos reais e de relevância social, sensibiliza e desperta um olhar mais humano ao acadêmico, valoriza seu o conhecimento, oportuniza mais experiência e consequentemente, facilita a sua inserção no mercado de trabalho. O site também pode abastecer e oxigenar as propostas de atividades práticas das disciplinas dos cursos e/ou projetos. Desta forma, acadêmicos e professores podem ter acesso, autonomia e liberdade de navegar e verificar quais demandas teriam mais afinidade. Esse ano o Professor Paulo Bousfield e a Professora Vanessa Collere, que fazem parte da comissão organizadora do Congresso Brasileiro de Software (CBSoft) ofereceram uma demanda a qual foi cadastrada no site, a proposta era criar a Identidade visual para o respectivo evento. Marcou-se a primeira reunião com os envolvidos de forma virtual, com o intuito de compreender o briefing da proposta. Na fala dos professores da comissão organizadora ficou evidente a importância não só da identidade visual, mas também de pensar em estratégias para encantar, motivar e atrair o interesse dos acadêmicos em participar do evento, desta forma, viu-se a possibilidade de agregar mais um projeto na demanda, o projeto GameOn, o qual faz uso de estratégias de games e jogos para implanta-las em vivências didáticas com o objetivo de envolver o acadêmico com o conteúdo de uma forma mais prazerosa e lúdica, desta forma, a Professora Karla procurou e ofereceu a demanda para o Professor Haro Schulenburg, que faz parte do projeto GameOn, juntamente com mais 2 professores e 7 bolsistas. A demanda foi aceita e iniciou-se a primeira etapa do desenvolvimento da Identidade Visual, partiu-se de análises das marcas das edições anteriores, em seguida entrou-se na etapa de desenvolvimento, criou-se o conceito e gerou-se algumas alternativas, para então chegar na etapa de síntese em que definiu-se a representação gráfica da marca, seus refinamentos e aplicações. O material foi aprovado pela comissão do evento, outros materiais e estratégias ainda serão criadas para 2021. Nesse caso vê-se o professor como um mediador que oportuniza os(as) acadêmicos(as) a colocar em prática o que é transmitido em sala de aula, em desenvolver conteúdo para seu portfólio e contribuir com as carências sociais envolvendo soluções de design.

ISSN: 1808-1665