7ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA -SUCST

De 25/11/2020 à 03/12/2020

Projeto MARATONA: desafio da inovação tecnológica na formação de engenheiros (fase 9)

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, São Bento do Sul

Palavras-chave: Eficiência Energética, Autonomocidade , Veículos Elétricos

A eficiência energética automotiva vem sendo pesquisada e estudada pelos cursos de Engenharia do Campus São Bento do Sul, desde o ano de 2010, quando docentes e discentes, iniciaram o projeto e construção do primeiro veículo protótipo com motor de combustão interna de gasolina. No decorrer desses 10 anos de pesquisa, o projeto possibilitou a participação e inserção de aproximadamente 50 estudantes de Engenharia em projetos de pesquisa na área automotiva, no que tange a motores de combustão interna, injeção eletrônica, aerodinâmica, veículos elétricos e autonomocidade veicular. Nos últimos anos, a equipe tem focado as pesquisas no desenvolvimento de veículos elétricos autônomos, neste sentido no ano de 2020 o projeto teve como objetivo principal o desenvolvimento, implantação e testes de sistema de dirigibilidade autônoma do veículo elétrico, produzido nos anos anteriores. Para desenvolvimento dos trabalhos a equipe adotou como metodologia a pesquisa das tecnologias desenvolvidas nos anos anteriores, seguida de pesquisa bibliográfica e tecnológica junto a fabricantes de sensores e sistemas de controle, para verificação, análise técnica e econômica, definição, detalhamento, prototipação em impressora 3D e em equipamentos de usinagem e instalação no veículo protótipo. A metodologia adotada também contempla na fase final, a realização de testes em bancas para verificação de melhorias, ajustes e validação da funcionalidade das tecnologias aplicadas. Como resultado do projeto a equipe desenvolveu dois sistemas auxiliares de dirigibilidade, sendo um de controle de aceleração e outro de frenagem do veículo, ambos gerenciados por um arduino. No sistema de controle de aceleração o arduino foi programado para funcionar como um piloto automático que mantem a velocidade do veículo em uma faixa previamente definida. Já o sistema de frenagem é constituído por sensores de posição instalados na parte dianteira do veículo, que identificam objetos a uma determinada distância e enviam sinal para o arduino realizar o acionamento de um sistema de freios auxiliar instalado nas rodas do veículo. Os testes realizados até o presente, tem evidenciado que as funcionalidades dos sistemas desenvolvidos e instalados atendem ao objetivo do projeto, no entanto, precisamos destacar que os testes ainda estão em escala laboratorial e que necessitam ser ampliados para ambientes e situações de aplicação real.

Apoio / Parcerias: Mecânica Rodometal Ltda BAT Soluções em Eletricidade Ltda ME

ISSN: 1808-1665