7ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA -SUCST

De 25/11/2020 à 03/12/2020

DIVERSIFICAÇÃO DA MODA E CONSUMO SUSTENTÁVEL: UMA PERSPECTIVA PSICOLÓGICA ATRAVÉS DA LOGOTERAPIA

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: moda, sustentabilidade, logoterapia

Introdução: Atualmente as pessoas são muito estimuladas a realizarem compras, sendo que muitos produtos são descartados rapidamente, o que traz sérias consequências para a sustentabilidade do meio ambiente. Objetivo: Investigar a relação do consumismo contemporâneo da moda, com a busca pela felicidade, sob a ótica da Logoterapia. Metodologia: A abordagem metodológica foi uma pesquisa de campo com cunho quantitativo. Os participantes responderam um questionário criado na plataforma Google Forms, e o link foi disponibilizado nas redes sociais, com a adesão de 91 participantes. A análise dos dados se deu pela categorização por semelhança das afirmações do questionário. Resultados: A partir do estudo verificou-se que a diversificação da moda não influencia no consumo dos participantes, percebeu-se também que a relação do consumo da moda com prazer e alegria, prevaleceu no comportamento dos respondentes da pesquisa. Destaca-se que a consciência de responsabilidade com o meio ambiente predominou nas respostas, a maioria dos participantes mostraram-se cientes de como o consumismo contribui com o prejuízo ambiental. Segundo Frankl (1984), algumas pessoas vivem uma situação de vácuo existencial, e buscam em torno disso sanar este vazio em que se encontram. Essa busca pode estar relacionada com uma falta de sentido, sentimento ou até mesmo com a falta de alegria e, muitas vezes, compensadas materialmente como forma de sanar suas necessidades psíquicas. Considerações finais: Embora a moda não tenha sido apontada com o objeto de preenchimento de vazio, pontua-se que nem sempre o consumidor tem consciência dos motivos de compra, o que requer mais estudos.

Apoio / Parcerias: não se aplica

ISSN: 1808-1665