7ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA -SUCST

De 25/11/2020 à 03/12/2020

Diálogos entre literatura e hibridismo: imbricamentos de linguagens em livros infantis e juvenis

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Hibridismo, Literatura Infantil Juvenil, Linguagens

Neste trabalho pretendemos apresentar os resultados obtidos com o projeto de pesquisa “Hibridismo na Literatura Infantil Juvenil: contrapontos contemporâneos”, vinculado ao Programa Institucional de Literatura Infantil Juvenil da Univille (PROLIJ). O referido projeto, que se encontra em fase de conclusão, objetiva compreender como se dá o processo de hibridação em obras de literatura infantil juvenil, identificando e discutindo as diferentes manifestações e linguagens que eles trazem na atualidade. Para isso, tomamos como base os pressupostos teóricos de Canclini (2008), que discorre sobre o processo de hibridação na sociedade, Cagneti (2013) que explora as nuances das múltiplas linguagens do livro infantil, dentre outros autores que contribuem para a temática e para pensarmos no significado desses livros nos espaços educacionais. Nesse sentido, adotou-se a metodologia da pesquisa bibliográfica, dividida em cinco etapas centrais: a) leitura e discussão de textos teóricos sobre o tema; b) leitura, resenha e análise de obras de literatura infantil e juvenil em circulação na última década; c) participação em eventos científicos para aprofundamentos teóricos e divulgação dos resultados parciais; d) produção de um ebook com os dados da pesquisa e e) publicação da obra para ampla divulgação dos resultados. Para o cumprimento dessas etapas, o grupo de pesquisadores, composto por oito acadêmicos, uma egressa, uma mestranda e uma docente, reuniu-se em grupos de discussão ao longo de dois anos, fazendo o fechamento do livro em 2020 com um total de cinco capítulos elaborados coletivamente. No que se refere ao conteúdo deste ebook, ele se subdivide em cinco eixos temáticos norteadores: livros que falam sobre livros, ressignificação do medo, temas tabu na infância, convivência com o outro e representações familiares, sendo que cada um deles forma um capítulo em que diversas obras de literatura infantil juvenil são sugeridas e analisadas pelo viés do hibridismo. Pretende-se que o livro seja publicado em 2021 para que mais pessoas, especialmente professores e mediadores de leitura, tenham acesso a esses saberes, fortalecendo o vínculo com a universidade e fazendo com que suas práticas educativas possam ser aperfeiçoadas a partir das indicações literárias, das reflexões e das provocações propostas pela obra. Destacamos ainda que a partir das quatro etapas do projeto já executadas os integrantes tiveram valiosas experiências de desenvolvimento pessoal e profissional, formando-se pesquisadores que pensam nas demandas da comunidade, que, por meio desse ebook, poderá impactar significativamente muitos estudantes da educação básica e demais leitores em formação.

Apoio / Parcerias: FAP/FAEX

ISSN: 1808-1665