7ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA -SUCST

De 25/11/2020 à 03/12/2020

As atribuições do Docente de Apoio à Inclusão (DAI) na Província de Córdoba - Argentina

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil

Palavras-chave: Trabalho docente, Educação Especial, Argentina

O docente de educação especial da Província de Córdoba na Argentina é chamado de Docente de Apoio à Inclusão (DAI) e possui algumas especificidades que orientam o desenvolvimento de sua atuação. Este trabalho tem como objetivo analisar as principais atribuições desse profissional, a partir de uma pesquisa de campo de inspiração etnográfica e revisão bibliográfica com orientação pautada em referenciais da teoria histórico-cultural. O percurso metodológico se deu a partir de uma visita ao campo em março de 2020, que compreendeu algumas ações, como: entrevista com as responsáveis pelo Ministério da Educação, entrevista com duas professoras universitárias, visita a uma escola especial e quatro escolas de nível, acompanhamento da rotina de uma DAI pelo período de uma semana. Foram realizadas gravações de áudio das entrevistas para transcrição posterior, e também utilizou-se diário de campo para auxiliar na construção das análises, feitas com base na análise de conteúdo (BARDIN, 1977; FRANCO, 2012). Os principais autores utilizados para as análises foram Vygotsky (1997, 1998, 2009, 2011), Pereira (2019) e Hypolito e Grischke (2013). Encontrou-se que o docente de apoio tem uma formação inicial específica e desenvolve um papel de articulação com diversos atores que configuram o processo de inclusão de estudantes com deficiência – escola de educação especial, escola de nível, familiares e aluno. Evidenciou-se também uma sobrecarga de trabalho devido à amplitude de funções realizadas e ao número de alunos acompanhados por um mesmo docente. Assim, compreende-se que existem políticas que orientam a inclusão como um processo coletivo, mas na prática, ainda há uma responsabilização grande do docente de educação especial.

ISSN: 1808-1665