7ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA -SUCST

De 25/11/2020 à 03/12/2020

Vozes infantis: entre contação de histórias e leituras as narrativas se (re)inventam

Univille, Univille, Joinville

Palavras-chave: Narrativas, Crianças, Experiências Sensíveis

A pesquisa Vozes Infantis: entre contação de histórias e leituras as narrativas se (re)inventam, está em andamento do Programa de Pós Graduação (Mestrado em Educação) da Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE), na linha de Políticas e Práticas Educativas, e do Núcleo de Pesquisa em Arte na Educação (NUPAE), vinculado também a pesquisa Educação, Experiência e Sensibilidade (EDUSENP). O objetivo é investigar sobre as narrativas infantis, a partir das experiências sensíveis da contação e leitura de histórias com crianças, entendendo essas práticas educativas como fruidoras de processos inventivos. Nesse sentido, compreendendo a literatura infantil como arte, algumas questões de investigação nos mobilizaram: a experiência sensível da contação de histórias pode ser fruidora de processos inventivos? Como as histórias contribuem para os processos de relações humanas, de sensibilidade e afetamento? Para isso, foi realizado um levantamento bibliográfico com base em Agamben (2005), Larrosa (2003, 2016), Meira e Pillotto (2010), Machado (2004, 2015), Coelho (2000), Cagneti (2013, 2018), Barthes (1999, 2007), Bachelard (1997, 1998), Cunha (2012, 2013, 2015, 2017), que estão subsidiando teoricamente a pesquisa no que diz respeito às experiências sensíveis, à infância e à literatura infantil. O percurso teórico/metodológico tem se pautado no método da (auto)biografia, com abordagem narrativa, baseando-se em Benjamin (1994, 2009), Clandinin e Connelly (2015) e Martins, Tourinho e Souza (2017). Além disso, houve a pesquisa de campo, que ocorreu no Colégio Univille, Joinville - SC, com crianças de 4 e 5 anos. Discutimos nesta pesquisa questões direcionadas a literatura infantil e as experiências sensíveis de imaginação, inventabilidade e criação; e enfatizamos a questão da realização de pesquisa com crianças, e não somente sobre crianças. Com o estudo encaminhando-se para o final, algumas pistas tornaram-se relevantes: o método da (auto)biografia e a abordagem narrativa mostraram-se adequados e essenciais na pesquisa, pois uma das intenções do trabalho foi evidenciar as falas das crianças e das pesquisadoras. As histórias mediadas por meio da contações e leituras sensibilizaram e afetaram as crianças, pois a literatura infantil não se resume apenas a um recurso pedagógico ou um passatempo em sala, mas sobretudo, como arte. A experiência com o livro ampliou os processos de imaginação, invenção e criação das crianças, especialmente ao (re)criarem suas próprias histórias narradas de forma oral, corporal e visual, potencializando fortalecendo seus papéis como autoras do conhecimento. Palavras-chave: Narrativas. Crianças. Experiências Sensíveis. Literatura Infantil.

ISSN: 1808-1665