7ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA -SUCST

De 25/11/2020 à 03/12/2020

Experiências estéticas na dança educação: imbricamentos nos percursos formativos e na constituição docente

Univille, Univille, Joinville

Palavras-chave: Dança/Educação, Experiências estéticas, Percursos formativos

A pesquisa em andamento faz parte do Programa de Pós-Graduação (Mestrado em Educação), na linha de pesquisa Políticas e Práticas Educativas da Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE), entrelaçando-se com o Núcleo de Pesquisa Arte na Educação (NUPAE) e vinculada ao projeto “Educação, experiências e sensibilidades nas práticas educativas” (EDUSENPE), ambos da UNIVILLE. A pesquisa traz como problemática o questionamento de uma visão estereotipada da dança/educação, cujos preceitos se firmam em práticas que visam a reprodução de movimentos pelos estudantes e as competições e premiações pelos professores e gestores na Educação Básica. A investigação busca compreender em que se amparam essas ideias, que por vezes persistem nos dias atuais, desconsiderando os processos da dança/educação, das experiências estéticas, da imaginação e da sensibilidade. Portanto, o objetivo dessa pesquisa é verificar como as experiências estéticas na dança/educação estão imbricadas nos percursos formativos dos estudantes por meio das memórias das pesquisadoras. A abordagem metodológica é (auto)biográfica/narrativa, uma vez que fragmentos de memórias de nossos percursos formativos, estarão subsidiando os aspectos teórico/metodológicos da pesquisa, que também estará ancorada nos seguintes autores: Marques (2012); Nanni (2003); Strazzacappa (2001) e Laban (1978) no que tange a dança/educação. Duarte Jr. (2010); Meira; Pillotto (2010; 2014); ao tratarem das sensibilidades, Larrosa (2014) no que tange as experiências; Souza (2014); Abrahão (2004); Delory-Momberger (2012), que dialogam sobre as narrativas (auto)biografias e Nóvoa (2009); Marcelo(2015); que conversam sobre as questões da formação docente. A abordagem (auto)biográfica tem possibilitado o revisitamento das nossas memórias e a valorização dos processos autoreflexivo sobre as experiências estéticas na dança/educação em nossos percursos formativos, tanto como estudantes como docentes e sempre como aprendizes. Como resultados esperados, a intenção é de que a pesquisa possa contribuir para a reflexão de profissionais que atuam na dança, seja por meio de identificações ou contraposições. Além disso, é imprescindível repensarmos nossas práticas educativas e à docência como lugar de experiências, construção e (re)construção de saberes e sentires. Palavras-Chave: Dança/Educação. Experiências Estéticas. Percursos Formativos. Constituição Docente. Narrativas.

ISSN: 1808-1665