7ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA -SUCST

De 25/11/2020 à 03/12/2020

Letramento Literário: o papel da literatura infantil juvenil nas práticas pedagógicas

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil

Palavras-chave: Literatura Infantil Juvenil, Letramento Literário, Professor

A presente pesquisa intitulada “Letramento Literário: o papel da literatura infantil juvenil nas práticas pedagógicas”, inserida na linha de pesquisa “Trabalho e Formação Docente”, no Programa de Pós-Graduação – Mestrado em Educação da Universidade da Região de Joinville – UNIVILLE, pretende investigar, por meio das vozes dos Professores de Língua Portuguesa, como se dão as práticas pedagógicas realizadas no trabalho em sala de aula que objetivam o letramento literário. Sabendo que o letramento envolve múltiplas capacidades e habilidades que refletem valores e práticas sociais no cotidiano, esta pesquisa pretende compreender o caminho que o professor realiza neste processo. A pesquisa terá abordagem qualitativa e a coleta de dados será feita através de entrevistas semiestruturadas realizadas remotamente com 12 Professores de dez diferentes escolas da Rede Pública Estadual. Os dados obtidos serão analisados sob a luz da análise de conteúdo segundo Bardin (2012) e buscam compreender as práticas de leitura desenvolvidas através da Literatura Infantil Juvenil pelos Professores de Língua Portuguesa do 9º ano e sua relação com o letramento literário. Utilizando estratégias de letramento fundamentadas por autores como Coelho (2009), Cosson (2014), Soares (2012) e considerando como são construídas e realizadas as atividades de leitura em sala de aula, propõe-se uma reflexão sobre seus resultados. Assim, os resultados da pesquisa servirão como base para o entendimento sobre a importância do trabalho com o letramento literário em sala de aula. Pode-se ainda propor uma reflexão, em especial ao Professor, sobre como o trabalho com a literatura Infantil Juvenil pode revelar sua potencialidade através do letramento literário e como tais estratégias podem beneficiar o trabalho docente na formação de leitores competentes.

ISSN: 1808-1665