7ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA -SUCST

De 25/11/2020 à 03/12/2020

O EDUCADOR SOCIAL: A CRIANÇA E O ADOLESCENTE EM ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL – UMA LEITURA SENSÍVEL

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil

Palavras-chave: Educador Social, Crianças e Adolescentes, Acolhimento Social

A pesquisa O Educador Social: a criança e o adolescente em acolhimento institucional – uma leitura sensível, faz parte do Programa de Pós Graduação – Mestrado em Educação da Universidade da Região de Joinville – Univille, e está vinculada à pesquisa – Educação, Experiência e sensibilidade nas práticas educativas - EDUSENPE, e ao Núcleo de Pesquisa em Arte na Educação - NUPAE. Tem como objetivo refletir sobre a função e o reconhecimento do educador social no contexto de acolhimento institucional, em especial para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes. Essa pesquisa tem a seguinte problematização: quais as instruções normativas sobre o educador social no contexto de abrigo e a literatura sobre a temática, no que se refere à promoção do desenvolvimento integral das crianças e adolescentes institucionalizados? Fundamentada no método histórico cultural, trata-se de uma pesquisa qualitativa, com base em análise documental e referência bibliográfica. Para atender o objetivo, alguns autores estão sendo fundamentais, amparando teoricamente o trabalho proposto. O método utilizado nessa pesquisa é fundamentado por Freire (2011, 2005) e a metodologia em Flick (2013) e Minayo (2002); no que se refere ao educador social e educação não formal, Gohn (2010, 2007) e Trilla (2003, 2008), fundamentam esse trabalho; com relação ao desenvolvimento integral, Gohn (2010), Oliveira (1997) e Vygotsky são autores fundantes; os aspectos sensíveis são fundamentados por Meira; Pillotto (2010) e Duarte Jr. (2000); o acolhimento institucional é fundamentado por Rizzini (2011), Rizzini; Rizzini (2004) e Silva (1998). A escolha pelo método e pelos autores citados, está relacionado com a análise e compreensão dos documentos e contextos de acolhimento institucional; com a formação de sujeitos críticos reflexivos em espaços de educação não formal, e a sensibilidade que permeia essas relações. Por meio do estado do conhecimento, é perceptível a escassez de material científico no que se refere às documentações que norteiam a atuação e as atividades do educador social no contexto de abrigo. Essa escassez de publicações científicas sobre o tema indica a relevância e justifica a escolha do tema. A pesquisa em andamento aponta para a influência de aspectos históricos e sociais no acolhimento das crianças e adolescentes, e denota que o educador social, apesar de sua importância para o acolhimento e desenvolvimento dos acolhidos, tem pouco reconhecimento, instruções de trabalho e qualificação, e quando o tem, tende a envolver aspectos técnicos e práticos, que não incluem, ou desconsideram, o sensível.

ISSN: 1808-1665