7ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA -SUCST

De 25/11/2020 à 03/12/2020

EXPERIÊNCIA ESTÉTICA IMBRICADA NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Práticas Educativas, Experiências Estéticas, Narrativas

O presente estudo é um fragmento da pesquisa Experiência estética imbricada nas práticas educativas, em andamento no Programa de Pós Graduação (Mestrado em Educação), do Núcleo de Pesquisa em Arte na Educação (NUPAE), todos incluídos na Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE). A partir da problemática: como as experiências estéticas podem potencializar as práticas educativas, objetiva-se analisar os percursos formativos dos pesquisadores como estudantes-aprendizes no que se refere as experiências estéticas e seus imbricamentos nas práticas educativas. Ao revisitar memórias por meio do imaginário, é possível potencializar fragmentos, que podem mobilizar nossas reflexões sobre as experiências estéticas, imprescindíveis na constituição docente. Será criado um protocolo com o propósito de verificar pistas e efeitos sobre as experiências estéticas nesse tempo-lugar e seus imbricamentos nas práticas educativas. A pesquisa tem caráter qualitativo com viés (auto)biográfico/ narrativo, uma vez que os pesquisadores contribuirão com suas experiências, percepções e situações de vida. Dessa forma a abordagem narrativa possibilitará o conhecimento de si e do outro e da compreensão sobre as nossas práticas educativas. Nóvoa e Finger (2014), Abrahão (2016), Souza (2018) e Josso (2007) serão a base para a abordagem (auto)biográfica, uma vez que percebem as narrativas como possibilidade para ir mais longe nas investigações e na compreensão dos processos de formação. Os autores que fundamentam as experiências estéticas são Maffesoli (1998), Larrosa (2015) e Duarte Júnior (2000), que destacam a importância ao socializarmos nossas histórias no sentir-se pertencente do coletivo. Além disso, apontam as vivências e sensibilidades como aporte para os processos de criação. Meira; Pillotto (2003, 2010) serão o aporte teórico no que se refere as práticas educativas ao destacarem a educação pelo sensível, incluindo o afeto, a ética e a estética. A pesquisa em andamento tem conclusões preliminares, percebido que os conhecimentos nos níveis da racionalidade e do sensível podem mobilizar reflexões acerca da importância das experiências estéticas nos espaços da educação formal e não formal, bem como nas práticas educativas, especialmente porque fazem parte do contexto diário das sociedades.

ISSN: 1808-1665