7ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA -SUCST

De 25/11/2020 à 03/12/2020

O papel das tecnologias digitais na formação acadêmica na percepção de estudantes de Psicologia

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: tecnologias digitais, formação acadêmica , Psicologia

O artigo foi desenvolvido com acadêmicos (as) do 3° e 4° ano matutino e noturno, do curso de Psicologia da Univille, e teve por objetivo “analisar como as novas tecnologias influenciam a formação acadêmica na percepção de alunos do curso de Psicologia”. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário com perguntas fechadas e abertas utilizando a ferramenta google forms para aplicação. Fez-se o contato com o representante de cada turma por whatts up, fornecido pela coordenação do curso, para convidá-los a responder questionário. No início do questionário, estava disponível o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e após o aceite, o acadêmico passou a respondê-lo. Responderam ao questionário com 22 perguntas 52 acadêmicos, sendo 9 do 3º ano e 43 do 4º ano. Os dados coletados foram organizados e categorizados em tabelas do Excel e a análise deu-se através da abordagem qualitativa. Principais resultados obtidos: Ao responderem se os professores costumam utilizar meios tecnológicos para ministrar suas aulas, 92,2% dos acadêmicos disseram que frequentemente e uma pequena parte respondeu “outros” (7,8%). Quando foi perguntado se na percepção dos acadêmicos, as novas tecnologias digitais influenciam a formação acadêmica; 90,4% respondeu que sim 1,9% responderam não, enquanto a 7,7% afirmaram talvez. Na pergunta seguinte, os acadêmicos responderam referente a pergunta anterior, em uma escala de zero a dez, o quanto as novas tecnologias digitais influenciam a formação acadêmica; 25% dos alunos responderam 4 a 6 na escala, sendo que, a maioria 42,3% respondeu 7 a 9 , já 30,8% dos acadêmicos optaram pelo 10 dentro da escala. Última questão buscou avaliar numa escala de zero a dez, se os acadêmicos consideram que o conhecimento adquirido em sala de aula sobre a influência das tecnologias digitais e os transtornos que elas podem causar, são suficiente para exercer sua profissão quando formado; os números mais expressivos dentro da escala foi a nota 8 (25%), 6 (17,3%), 5 (15,4%). Concluiu-se assim que, os acadêmicos dos curso de psicologia sentem que seu aprendizado prejudicado em aulas ministradas com o uso tecnológico, concordam que as novas tecnologias digitais influenciam a formação acadêmica e quando perguntado se consideravam o conhecimento adquirido em sala de aula sobre a influência das tecnologias digitais e os transtornos que elas podem causar são suficiente para exercer sua profissão quando formado, as respostas foram diversificadas demonstrando que o adquirir do conhecimento é subjetivo de cada acadêmico.

Apoio / Parcerias: Edital bolsa Estado de SC- 2/2019- Artigo 171

ISSN: 1808-1665