7ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA -SUCST

De 25/11/2020 à 03/12/2020

Abordagens Teórico Metodológicas das Pesquisas sobre Educação e Tecnologias Digitais

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: tecnologias digitais, educação, abordagens de pesquisas

O presente trabalho consiste na primeira etapa da construção da dissertação de Mestrado em Educação e compõe uma pesquisa de metodologia bibliográfica do tipo “estado da arte”, objetivando uma sondagem sobre as produções relacionadas à educação, tecnologias digitais e ensino médio, realizadas entre 2015 e 2020, no portal de teses e dissertações da Capes. Através desta metodologia foi possível mapear as pesquisas nestas áreas de conhecimento, identificando os temas relevantes, emergente e recorrentes da implementação das tecnologias digitais no processo ensino aprendizagem na etapa do Ensino Médio. Os três trabalhos mais relevantes analisados, de acordo com a pertinência com a pesquisa de mestrado em desenvolvimento, apresentam resultados importantes no modo de compreensão das tecnologias digitais nos processos de aprendizagem, especialmente aqueles realizados com os estudantes do Ensino Médio. As tecnologias são utilizadas em alguns exercícios e atividades mais voltadas às ciências exatas ou biológicas, numa lógica de ação/reação mecânica, almejando resultados objetivos e exatos. Apesar de haver um processo de implementação, este acontece ainda de modo lento e em estágio inicial. Constatou-se a utilização das tecnologias por professores e estudantes ainda para fins de entretenimento; a dependência da utilização de acordo com o contato dos próprios professores com as tecnologias na sua formação; e a preocupação institucional escolar com a preparação técnica e a utilização dos aparelhos tecnológicos. Por meio dessa metodologia de sondagem bibliográfica foi possível identificar uma lacuna na reflexão crítica das tecnologias no processo ensino aprendizagem, especialmente no aprofundamento da consciência de uma cultura digital que deve permear as iniciativas e práticas com as tecnologias digitais na educação. A compreensão da importância da tecnologia na educação vai além da inserção de aparelhos ou capacitação técnica; se coloca como elemento importante na constituição de novos sujeitos frente às oportunidades de desenvolvimento do mundo em sua complexa e dialógica realidade.

Apoio / Parcerias: Bolsista CNPq

ISSN: 1808-1665