7ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA -SUCST

De 25/11/2020 à 03/12/2020

Balanço da Produção sobre as Tecnologias Digitais na Educação Básica em Programas de Pós- Graduação em Educação de Santa Catarina

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: tecnologias digitais, educação básica, programas de pós- graduação

A popularização dos dispositivos tecnológicos e o acesso à Internet tornaram o uso das tecnologias indispensável na sociedade contemporânea, transformando as relações sociais, econômicas e educacionais. Essas mudanças se refletiram também nas formas de ensino e aprendizagem, afetando diretamente o trabalho do professor, uma vez que conhecer e saber usar as tecnologias se tornou necessário para a prática pedagógica. Assim, o principal objetivo desta pesquisa é verificar como as tecnologias digitais estão inseridas na educação básica a partir de resultados de pesquisas desenvolvidas em cursos de pós-graduação em Santa Catarina. A pesquisa, de caráter documental, ocorreu em duas etapas: um levantamento das Universidades de Santa Catarina que oferecem Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGEs) e um mapeamento das produções acadêmicas desses programas nos últimos cinco anos (2016-2020) que abordaram questões sobre tecnologias digitais no ensino básico. Com o levantamento dos PPGEs foi possível mapear a localização dos programas de Pós-Graduação em Santa Catarina. Na segunda etapa da pesquisa, após localização das teses e dissertações dos programas, foram selecionadas aquelas que indicavam em seu título os termos tecnologias digitais, ensino fundamental, ensino médio ou ensino básico. Foram lidos os resumos e identificados os principais resultados obtidos nas pesquisas. A análise dos dados foi descritiva e interpretativa, com base em Imbernón (2005) e Kenski (2011) entre outros. O resultado da pesquisa mostrou que 14 universidades oferecem Programas de Pós-Graduação em Educação em Santa Catarina. Pode-se identificar que todas as regiões do estado estão contempladas com a oferta de cursos de pós-graduação stricto sensu em educação. Este dado é importante, porque representa a oportunidade de formação docente para o Estado. A formação do pesquisador é o principal objetivo de um curso de pós-graduação stricto sensu, o que significa formar um professor reflexivo e pesquisador, que seja capaz de se transformar e transformar sua atuação docente. A partir da análise dos resumos das teses e dissertações foi possível perceber que o uso das tecnologias faz parte do cotidiano escolar, constituindo-se como um meio para o desenvolvimento das atividades e auxiliando os professores a levarem conteúdos significativos e motivadores aos alunos. Embora, por vezes, a falta de infraestrutura tenha sido apontada como um grande desafio ao aproveitamento das tecnologias na escola.

Apoio / Parcerias: Bolsista Iniciação científica CNPq

ISSN: 1808-1665