7ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA -SUCST

De 25/11/2020 à 03/12/2020

Práticas curriculares no Ensino Fundamental I em escola bilíngue na cidade de Joinville – SC: entre sentidos e significados produzidos pelos professores

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Ensino Bilíngue, Sentidos e Significados, Práticas curriculares

A presente pesquisa intitulada “Práticas Curriculares no Ensino Fundamental I em escola bilíngue na cidade de Joinville – SC: Entre sentidos e significados produzidos pelos professores”, inserida na linha de pesquisa “Políticas e Práticas Educativas”, no Programa de Pós-Graduação – Mestrado em Educação da Universidade da Região de Joinville – UNIVILLE, pretende identificar, por meio das vozes dos Professores de ensino fundamental I que atuam no projeto bilíngüe do colégio da Univille, os sentidos e significados produzidos por esses professores em suas práticas curriculares cotidianas. Por ser este um tipo de currículo ainda novo no contexto escolar e pela diferença de como se dá sua prática em relação ao ensino da língua inglesa a partir da disciplina de LEM, esta pesquisa pretende identificar como o professor se insere e é preparado para esse processo. A pesquisa terá abordagem qualitativa e a coleta de dados será feita através de uma pesquisa ação realizada por meio de grupo focal feito de forma remota com o grupo de professores atuantes no projeto bilíngüe. A realização da pesquisa terá suporte nos conceitos de Gatti (2005) sobre o grupo focal, e a escolha deste instrumento para a coleta de dados se dá pelos estudos de Freire (1980) quando o mesmo nos diz que o diálogo é o que designa os homens enquanto homens, e por isso é uma necessidade existencial. Utilizando as teorias fundamentadas por autores como Vygotski (1989) acerca da aquisição da linguagem, e considerando que esse processo ocorre inicialmente através da fala da criança a partir da interação com um adulto, propõe-se uma reflexão sobre a prática curricular desses professores na imersão da língua. Dessa forma, os resultados da pesquisa poderão contribuir para o entendimento sobre as práticas curriculares e os sentidos e significados que são construídos pelos professores inseridos no contexto de um programa bilíngüe, além da reflexão sobre como este trabalho ocorre.

Apoio / Parcerias: Fundo de Apoio à Pesquisa da Univille.

ISSN: 1808-1665