7ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA -SUCST

De 25/11/2020 à 03/12/2020

Reflexões sobre os sentidos e significados atribuídos ao currículo e às práticas curriculares na Educação de Jovens e Adultos

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Currículo, Práticas curriculares, Educação de Jovens e Adultos

Esta pesquisa tem como objetivo compreender os sentidos e significados que os professores do primeiro segmento atribuem às práticas curriculares e ao currículo da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) em escolas da rede pública municipal de Joinville/SC. A pesquisa tem uma abordagem metodológica qualitativa, para a coleta dos dados foi utilizada a entrevista semiestruturada e observação de aulas. Os participantes foram três professores que atuam a mais de dois anos no primeiro segmento (Ensino Fundamental I) da Educação de Jovens e Adultos na rede municipal. A análise dos dados está pautada numa perspectiva sócio-histórica e foi realizada por meio dos Núcleos de Significação de Ozella e Aguiar (2006, 2013), que permitiram compreender os sentidos e significados atribuídos às práticas curriculares na EJA. Os resultados foram analisados com base nos núcleos de significação que foram encontrados no desenvolvimento da pesquisa, no referencial teórico e em estudos sobre o currículo e as políticas curriculares da EJA. Os desafios que envolvem as políticas curriculares nos remetem a pensar em uma prática educativa que considere os saberes que esses jovens e adultos adquiriram ao longo de sua trajetória escolar e de vida. Mas, as práticas curriculares da EJA tendem a remeter os educandos apenas a conhecimentos formais clássicos. A realidade na qual o professor realiza seu trabalho impõe que ele aceite um currículo prescrito, gerenciando suas decisões sobre os conteúdos a serem ensinados. Na EJA, o essencial é a renovação no processo de ensino, adequando o conteúdo prescrito aos conhecimentos e vivências dos alunos, essa renovação é oriunda da autonomia dos professores no planejamento de suas aulas e em suas práticas curriculares, propiciando à adequação dos conteúdos às necessidades apresentadas por esses educandos da EJA. Nesta modalidade de ensino, o currículo e as estratégias que os docentes utilizam em suas práticas curriculares precisam ser construídos a partir das indicações histórico-culturais que cada sujeito traz para a sala de aula, bem como suas individualidades visando a constituição de sujeitos autônomos, críticos e emancipados. O que observamos foi que há uma ideologia que envolve o currículo e as práticas curriculares, uma ideologia carregada de uma racionalidade produtiva pragmática que permeia a ação do professor ao planejar sua prática prejudicando a constituição de um currículo reflexivo.

Apoio / Parcerias: Fundo de Apoio à Pesquisa da Univille.

ISSN: 1808-1665