7ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA -SUCST

De 25/11/2020 à 03/12/2020

“Vozes, corpos e histórias...”

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Contação de histórias, cultura afro-brasileira, Educação Escolar Quilombola

Este projeto, desenvolvido no terceiro semestre do curso de Licenciatura em Educação Escolar Quilombola da Univille, foi idealizado pelas disciplinas “Intertextualidade Literária” e “Arte- Educação II (Corporeidade e Movimento)”, e tornou- se uma ação de integração curricular de ensino e extensão juntamente com a disciplina “Vivências de Extensão III”. O projeto teve como principais objetivos: promover a valorização e a visibilidade da cultura e ancestralidade afro-brasileira, especialmente, nas comunidades quilombolas da região nordeste de Santa Catarina; fomentar o exercício da contação de histórias, baseadas em livros escritos por autores que evidenciam a cultura afrodescendente e africana; e dar corpo e voz às narrativas africana e afro-brasileira com exposição de vídeos elaborados pelas/o acadêmicas/o do curso. A metodologia foi executada em duas etapas: num primeiro momento foram ministradas aulas expositivas e dialogadas sobre os temas atinentes, uma oficina de “Narração de Histórias”; leitura e seleção dos textos (contos e fábulas africanas e afro-brasileiras) indicados para a produção dos vídeos; memorização e apropriação, produção e gravação dos vídeos; apresentação e análise coletiva (professoras e acadêmicas/o) dos vídeos produzidos. Na segunda etapa foram regravados os vídeos tendo como base as sugestões coletivas realizadas nas aulas com as professoras das disciplinas; apresentação dos vídeos refeitos; edição dos vídeos para apresentação e divulgação dos vídeos para a comunidade. Os principais resultados alcançados foram a produção de 18 vídeos de contos e fábulas africanas cujo lançamento e a exibição foi realizada na “I Semana Acadêmica do Curso de Licenciatura em Educação Escolar Quilombola”. Sublinha-se que, para além da produção de vídeos, a partir das falas das/o alunas/o foi possível perceber que o projeto também acionou processos de paciência, dedicação, companheirismo, resiliência, reinvenção, entre outros, que contribuíram para ampliar um sentimento de pertencimento ao curso e de reconhecimento e valorização da cultura e ancestralidade africana e afro-brasileira.

ISSN: 1808-1665