7ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA -SUCST

De 25/11/2020 à 03/12/2020

A compreensão dos direitos fundamentais pelos acadêmicos da Universidade da Região de Joinville – Campus São Bento do Sul

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, São Bento do Sul

Palavras-chave: Direitos fundamentais, compreensão, conhecimento

Após a Constituição Federal de 1988 os direitos fundamentais se tornaram o centro e a fonte para a criação legislativa, pois passaram a ser fundamento da república. Tanto o Estado Brasileiro como os seus cidadãos devem conhecer e respeitar estes direitos, que agora são tidos como princípios. Sendo assim, para o desenvolvimento completo do cidadão e de sua cidadania é necessário que os membros da sociedade tenham conhecimento e saibam trabalhar com estes direitos, que compreendem também as garantias individuais asseguradas. Assim, por meio desta pesquisa, busca-se analisar a percepção que os acadêmicos do Campus São Bento do Sul têm sobre os direitos fundamentais, em especial o princípio da dignidade da pessoa humana. A pesquisa está sendo desenvolvida inicialmente com uma pesquisa bibliográfica e jurisprudencial por meio do método indutivo para que se possa determinar o conhecimento básico que se espera dos cidadãos. Em seguida, a partir de fevereiro de 2021, buscar-se-á por meio de uma pesquisa com os acadêmicos do Campus mensurar o grau de conhecimento que estes cidadãos dispõem sobre a temática. O questionário já foi submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa da Univille e se aguarda o parecer. Como resultados desta pesquisa deseja-se compreender o alcance dos fundamentos da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, em especial o conteúdo de direitos fundamentais, após 30 anos da promulgação da Carta Política, eis que são basilares no exercício da cidadania. Nessa toada, espera-se identificar que os acadêmicos do Campus São Bento do Sul já tenham um conteúdo mínimo sobre o tema, em especial sob a forma de direitos humanos, demonstrando assim a completude da formação que o ensino médio da escola regular possa transmitir, demonstrando que a Universidade recebe seus alunos já com formação cidadã crítica. Também se pretende possibilitar a criação de políticas educacionais na área de extensão universitária para que as deficiências identificadas na pesquisa de campo possam ser superadas e assim integrar os conhecimentos da comunidade universitária com os anseios da população da região de São Bento do Sul, fortalecendo o espírito da Univille de integração com o local em que está inserida.

Apoio / Parcerias: CNPQ

ISSN: 1808-1665