7ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA -SUCST

De 25/11/2020 à 03/12/2020

Estudantes com deficiência na educação superior: um estudo sobre a certificação de terminalidade específica

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Educação Superior, Estudante com Deficiência, Terminalidade Específica

Políticas de inclusão na perspectiva do ingresso e permanência de pessoas com deficiência na educação superior é recente, sendo, portanto, um processo desafiador e provocativo. A educação inclusiva transversal a todos os níveis de ensino prevê investimentos e ações que visam oferecer uma educação com qualidade, levando em consideração as especificidades e necessidades dos educandos. Para contemplar tais características a educação básica adotou a certificação de Terminalidade Específica (TE) como uma modalidade de conclusão de ensino. E na educação superior, quais encaminhamentos poderão ser adotados dentro das políticas nacionais para orientar e validar a certificação de TE? Diante desse fato, a questão que norteia esse estudo, trata-se de como as políticas nacionais mencionam a aplicação da TE nas Instituições de Educação Superior (IES). A pesquisa visa compreender o processo de inclusão de estudantes com deficiência com destaque para a possibilidade de encaminhamentos na utilização da certificação de TE, bem como os desafios que permeiam a tomada de decisão dos profissionais de educação diretamente envolvidos com estudantes deficientes em duas IES sendo, uma de Santa Catarina, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC/BRASIL e uma na província de Córdoba, Universidade Nacional de Córdoba – UNC/Argentina. No atendimento das políticas de educação inclusiva a pesquisa pontuará considerações que envolvem o contexto histórico, econômico e sócio-cultural do Brasil e Argentina relacionando tais aspectos a aplicação da certificação de TE. O estudo que se apresenta é um recorte da dissertação de mestrado, em construção, intitulada ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM ESTUDO SOBRE A CERTIFICAÇÃO DE TERMINALIDADE ESPECÍFICA que se caracteriza como descritiva, qualitativa, sendo que para acessar os dados necessários o pesquisador fará contato com as IES, junto às Secretarias de Acessibilidade ligadas a Pró-reitoria de Ensino, além de coordenadores de áreas ligados aos assuntos sobre acompanhamento e direcionamento institucional acadêmico, e professores envolvidos nas práticas de inclusão dos cursos que tem matrículas de alunos com deficiência nas IES. Visando obter informações para a estruturação e condução da pesquisa a ferramenta utilizada será o Google Formulário com questões abertas e fechadas que envolvem “dados gerais do participante, dados específicos sobre a atuação, dados sobre a certificação de terminalidade específica”. Espera-se que os dados advindos da pesquisa gerada, corroborem nas discussões concernentes a educação de pessoas com deficiência, oportunizando discussões sobre a certificação de TE numa perspectiva inclusiva, bem como uma forma de ressignificar práticas pedagógicas voltadas a estudantes com deficiência nas IES.

Apoio / Parcerias: CAPES

ISSN: 1808-1665