7ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA -SUCST

De 25/11/2020 à 03/12/2020

A cartografia da relação intercultural Brasil/Rússia: o ballet Vaganova como bem patrimonial

Universidade da Região de Joinville , UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Interculturalidade, Metodologia Vaganova, Patrimônio Cultural Imaterial

A pesquisa em processo de desenvolvimento objetiva investigar o método Vaganova no campo do patrimônio cultural no seu país de origem Rússia, e no Brasil analisando a dança como linguagem, corpo, interrelação tempo, espaço e na interculturalidade Brasil e Rússia. A metodologia de pesquisa utilizada é a cartografia, Deleuze e Guatarri (2001), visando promover a leitura de uma realidade em movimento, numa proposta que ultrapassa a simples geração de informação ao proporcionar o desafio de expor o perfil do estado, mesmo que transitório, em um processo de construção de conhecimento no atravessamento de pesquisas bibliográficas Cancline (2004), Fleuri (2005), Santaella (2004), Heinich (2010), Vaganova (1969), Achcar (1998), procedimentos de entrevistas e análise documental pertencentes a professores da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, Escola Maria Olenewa, ex-bailarinos do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, brasileiros que residem e trabalham nas Companhias de Ballet Russas, uma professora russa que trabalhou no Brasil e tem uma escola na Rússia, também referências bibliográficas de professores que descreveram sobre o método e suas experiências. A interculturalidade e as diferenças com o conceito multiculturalidade serão exploradas pela coexistência de diversos grupos culturais na mesma sociedade e política de convivência como parte dos resultados. Partimos da hipótese de que as políticas de coexistência e de convivência do método russo foram sendo adaptadas gradativamente às variantes culturais brasileiras associadas ao corpo, ao tempo e ao espaço. A metodologia de referência proposta por Vaganova visa a profissionalização, cidadania e tradição com longevidade, um artista adaptável a diferentes grupos identitários, dentro da profissionalização. A Academia Estatal de Coreografia de Moscou e a Escola Coreográfica Estadual de Perm, integram um conjunto de quatro escolas de ballet do país com status federal. O Teatro Bolshoi figura uma das principais companhias de ballet e ópera do mundo considerado patrimônio cultural da humanidade pela ONU e Unesco. No dia 29/10/2020 foi aprovada a Lei Ordinária que institui a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil como Patrimônio Cultural Imaterial do Município de Joinville. O projeto de dissertação visa em última instância demonstrar que o método Vaganova é um patrimônio cultural da humanidade por ultrapassar as fronteiras do país de origem; analisar as adaptações do método no Brasil; identificar as regiões brasileiras que utilizam a metodologia na educação profissional, priorizando Joinville por se constituir a única escola do Teatro Bolshoi fora da Rússia. Bem como demarcar critérios de patrimonialização que identificam um “bem patrimonial”.

ISSN: 1808-1665