7ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA -SUCST

De 25/11/2020 à 03/12/2020

Memória social do fazer artístico na Escola de Artes Fritz Alt

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Artista-professor. Escola de artes. , Memória social. , Patrimônio cultural.

O presente projeto de pesquisa pretende articular e analisar a memória social da Escola de Artes Fritz Alt (EAFA) de Joinville/SC, tendo como referências as narrativas de artistas professores que atuaram na escola em diferentes épocas. A EAFA, integrante da Casa da Cultura Fausto Rocha Júnior, oferece cursos de artes a diversas faixas etárias e classes sociais. Subsidiada pela Prefeitura Municipal de Joinville, em 2018 completou 50 anos de existência. Na sua trajetória incorporou artistas reconhecidos no cenário municipal e nacional que atuaram como professores de arte, tais como: Fritz Alt, Mário Avancini, Victor Kursancew, Hamilton Machado e Luiz Si. Artistas reconhecidos por suas produções artísticas, bem como por lutas políticas em prol da construção e/ou efetivação de vários patrimônios históricos e culturais que perduram até hoje na cidade – fatores que impulsionaram o reconhecimento da escola como um patrimônio artístico. Partimos da hipótese de que um dos propósitos da administração municipal para a criação da escola na época foi impulsionar a mão de obra industrial da cidade, pois o primeiro nome dado à escola foi “Escola de Artes Aplicadas”, seguindo um plano desenvolvimentista de governo municipal e nacional. Ao longo de sua trajetória, a escola já sofreu diversos movimentos opostos à sua consolidação, como: ameaça de fechamento do curso da Escolinha de Artes na década de 1990 (MOKROSS, 1992), interdição da escola em 2011 e a pandemia do coronavírus em 2020. Na Escolinha de Artes Infantis e no curso de Desenho e Pintura é perceptível diferentes formas do fazer artístico ao longo dos anos, por meio de sua docência por artistas professores. Os processos profissionais de ensinar e produzir arte são associados ao contexto social, político e histórico local. Para o desenvolvimento da pesquisa serão realizadas entrevistas semiestruturadas a partir das abordagens qualitativas de Kaufmann (2013) ; Flick (2004), com artistas-professores aposentados e artistas-professores atuantes na escola para compreender em que medida ser artista-professor contribui(u) para a valorização e apropriação da arte em uma cidade industrial. A pesquisa será documental (jornais, revistas e documentos oficiais) e bibliográfica tendo como autores fundamentais LeGoff (1990), Assmann (2011; 2016), Heinich (2014) Benjamin (1987) na abordagem dos conceitos de memória, arte e fazer artístico. As concepções sobre artista-professor serão abordadas a partir deLampert (2017, 2018, 2019), Santaella (2007) e Iavelberg (2015).O estudo visa suscitar reflexões referentes aos imbricamentos entre arte, memória, patrimônio cultural e educação.

Apoio / Parcerias: bolsista CAPES

ISSN: 1808-1665