7ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA -SUCST

De 25/11/2020 à 03/12/2020

Integração curricular na administração: abordando o plano de negócio para micro e pequenas empresas

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Integração Curricular, Plano de negócios, Administração

Este trabalho tem como objetivo analisar a integração curricular no curso de administração, a partir do estudo da implementação do plano de negócio em uma pequena empresa. O estudo está sendo realizado em uma Auto Center de Joinville-SC. Inicialmente foi feito um “pré-diagnóstico” por meio de uma entrevista com o dono da loja, para que assim possa ser feito o diagnóstico das necessidades da empresa e as dificuldades encontradas pelo pequeno empreendedor. Neste momento observa-se que em todas as áreas da empresa como por exemplo no marketing e nas operações, existem pontos a serem implantados ferramentas da administração. Nota-se que o empreendedor se tornou empreendedor por necessidade, sendo assim a empresa não possui missão, visão e valores e organograma; não conta com um planejamento formal, então necessita de uma informatização das informações para que nada se perca e tenha uma boa administração. No marketing também se observa a necessidade de manter o conteúdo das redes sociais mais ativo, desenvolver um cronograma para estar sempre em contato com o cliente. Então diante desse pré-diagnostico foi elaborado uma Matriz de SWOT (ferramenta útil para analisar os pontos fortes e fracos (dentro da empresa), e as oportunidades e ameaças (fatores externos que afetam a empresa), de forma simples e objetiva). Na prática realizada nos fatores internos; os pontos fortes é a boa localização, bom preço e o bom atendimento; os pontos fracos são a falta de padronização nos processos, estrutura organizacional, falta de organização e controle de estoque e a divulgação. Nos fatores externos temos como oportunidades, os incentivos governamentais (por conta da Covid 19), novas tecnologias disponíveis, ampliação de crédito dos seus potenciais clientes (auxílio emergencial). Identificamos como ameaças, novos e maiores concorrentes, mudança de leis e tributos, mudanças cambiais impactantes. A partir do desenvolvimento da Análise SWOT, verificamos quais ações a organização pode realizar para aproveitar seus pontos fortes e oportunidades, melhorar seus pontos fracos e minimizar as possíveis ameaças. Com essa ferramenta temos o diagnóstico que é onde designamos de qual forma fazemos o ajuste dos pontos elencados. Após determinar as áreas que a empresa pode melhorar, foi elaborado um plano de melhorias, utilizando a ferramenta 5W2H, onde designamos os processos e pessoas para execução das melhorias propostas como criação cronograma para alimentar as redes sociais, organograma, montar planejamento formal e desenvolver treinamentos para os funcionários.

ISSN: 1808-1665