12° Seminário de Iniciação Científica

De 01/10/2007 à 05/10/2007

Concepções de Acadêmicos de Pedagogia sobre Atividades para a Construção de Conceitos de Geometria nas Séries Iniciais

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Geometria, Séries Iniciais, Matemática

Nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental os conceitos de geometria são tratados com pouca ênfase, e quando são apresentados aos alunos, os professores o fazem de maneira mecânica e não-contextualizada. Esse fato prejudica o processo de aprendizagem do aluno, assim como na observação e representação do espaço em que vivem. Pesquisadores apontam como uma das causas a falta da utilização de atividades que possam ser usadas na construção de conceitos de Geometria por parte dos professores. Nesse contexto, o objetivo do trabalho proposto é verificar as concepções de acadêmicos de Pedagogia sobre as atividades para a construção de conceitos de Geometria nas Séries Iniciais. A revisão da literatura mostra que as construções de conceitos geométricos são mais significativas quando se dão por meio de atividades lúdicas e a utilização de problemas enfocados no cotidiano do aluno. Com base neste referencial, foi construída a metodologia da investigação que consiste na elaboração de um questionário com atividades de construção de conceitos geométricos, na aplicação do mesmo e posterior análise e discussão dos resultados. Ao realizar a análise as atividades, os acadêmicos, sujeitos nesta investigação poderão demonstrar suas concepções sobre as atividades elaboradas para a prática do professor no ensino da geometria das Séries Iniciais.

ISSN: 1807-5754