12° Seminário de Iniciação Científica

De 01/10/2007 à 05/10/2007

A contribuição da Aplicação do modelo Van Hiele na 1ª série da Licenciatura em Matemática

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Van Hiele, Geometria, Atividades

A proposta deste projeto parte de uma grande preocupação dos alunos do curso de Licenciatura em Matemática da Univille pelo abandono do ensino de Geometria. Estes acadêmicos percebem que, como ao longo de sua vida escolar não tiveram a oportunidade de construir conceitos geométricos. Isso remete a uma preocupação ainda maior, a de atuar como profissionais da educação e proporcionar aos alunos a oportunidade de aprender convenientemente este conteúdo. Com a intenção de aumentar os conhecimentos geométricos encontramos na literatura o modelo Van Hiele, que oferece opções para identificar o nível de raciocínio lógico em geometria por meio dos níveis de raciocínio. Este referencial também oferece material pedagógico que ajuda o estudante a passar de um nível a outro, observando as fases de aprendizagem. Estas fases propõem uma organização no ensino. Por ser um modelo seqüencial, os alunos devem transitar ordenadamente em todos os níveis, para poder atuar com êxito em um determinado nível devem ter adquirido as estratégias dos níveis precedentes. O objetivo da pesquisa foi identificar e descrever o nível de conhecimento geométrico de um grupo de alunos da 1ª série da Licenciatura em Matemática da Univille, de acordo com os níveis de Van Hiele, antes e após a realização de uma seqüência de atividades voltadas ao ensino da geometria. Esta pesquisa assumiu em geral, as formas de pesquisas bibliográficas e estudos de caso. A coleta de dados foi feita mediante os testes de Van Hiele que foram aplicados antes e após o desenvolvimento das atividades propostas. No primeiro encontro com os alunos de Licenciatura em Matemática foi aplicado um teste inicial baseado no modelo de Van Hiele para avaliar o nível de conhecimento geométrico. Os resultados mostram que 12,5% dos alunos pertencem ao nível de análise; 75% ao de dedução informal e 12,5% ao de dedução formal. Após determinar o nível de conhecimento geométrico dos alunos foi feita uma seleção de atividades propostas pelo modelo Van Hiele para que pudessem passar do nível em que se encontram para um superior. As atividades estão sendo desenvolvidas em 8 encontros de 1h/a, nos quais estão aplicadas as atividades baseadas nas fases da aprendizagem para elevar o nível de conhecimento geométrico. Nestes encontros podemos observar a falta de vocabulário específico dos participantes, assim como a incerteza para definir as propriedades de alguns polígonos. Após o término da aplicação das atividades os participantes serão submetidos a um novo teste.

ISSN: 1807-5754