12° Seminário de Iniciação Científica
De 01/10/2007 à 05/10/2007
Dificuldades encontradas pelos professores de matemática que atuam na educação especial, em relação à inclusão dos alunos portadores de necessidades especiais na rede regular de ensino
- CLAUDIA REGINA BORBA BESEN, Graduando, clau.borba@ig.com.br
- SIRLENE APARECIDA MATOS MARTINS PRESTINI, MSc, prestini@brturbo.com.br
Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville
Palavras-chave: Educação especial, Professores de matemática, Inclusão
Dentre as várias questões relacionadas à educação nos dias de hoje, fala-se muito da inclusão de alunos com necessidades especiais na rede regular de ensino. Nesse sentido, foi desenvolvida uma pesquisa com o objetivo de conhecer as dificuldades encontradas pelos professores de matemática no que diz respeito à inclusão desses alunos. Buscou-se identificar a natureza dos problemas referentes à educação de alunos com necessidades especiais na rede regular de ensino e apontar as diferentes formas de abordagem da educação para esses alunos nas escolas estaduais, municipais e particulares. Foram sujeitos da pesquisa professores de matemática que contam com alunos deficientes auditivos ou visuais em suas salas de aula. A coleta de dados se deu por meio de entrevistas semi-estruturadas, o que permitiu um maior diálogo com os entrevistados. Dentre as principais dificuldades levantadas, destacaram-se: o fato de existir um contato indireto entre os professores e os alunos com necessidades especiais; a falta de tempo para fazer algum curso na área da educação especial; a inadequação da legislação à realidade das escolas; a ausência de preparação tanto na formação inicial quanto na formação continuada dos professores de matemática.
ISSN: 1807-5754