12° Seminário de Iniciação Científica

De 01/10/2007 à 05/10/2007

(Revisitando) O patrimônio cultural de Joinville: o processo escultórico de Fritz Alt

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Patrimônio Cultural, Processo escultórico, Fundição artística

A pesquisa intitulada,“Revisitando o Patrimônio Cultural de Joinville: o processo escultórico de Fritz Alt”, tem como objetivo recuperar o conhecimento sobre as técnicas, ou saber-fazer de esculturas pelo processo de cera perdida para fundição de bronze artístico. O patrimônio cultural é uma das formas mais precisas para conhecer uma comunidade, sua história e cultura. Esse patrimônio é materializado através de monumentos públicos, esculturas, acervos museológicos, espaços culturais e por tantas outras manifestações intangíveis e de valor simbólico para uma comunidade. A preocupação com a recuperação desses procedimentos é fundamental para preservação da memória e do patrimônio cultural. Em Joinville, um dos maiores destaques no ambiente cultural é Fritz Alt (1902-1968), nascido em Lich, Alemanha, chegou a Joinville em 1922, trazendo sólida formação em arte. Com atuação em diversas áreas, deixou inúmeros trabalhos artísticos pela cidade, principalmente no museu que leva o seu nome. Em suas esculturas em bronze utilizou o processo de fundição a cera perdida, técnica utilizada na fundição de precisão. Esta técnica, cujos registros históricos datam de 4000 a.C., foi muito utilizada por escultores e joalheiros porque permite uma boa qualidade nas peças. Essa pesquisa buscou referências para estudar o processo que se dá a partir da criação da peça pelo artista que servirá de modelo, em seguida, a confecção de molde que será revestido em cera. Quando aquecida pelo material refratário, a cera dá lugar ao bronze líquido, seguindo então a quebra da massa refratária e o acabamento da peça ou escultura. Os trabalhos de Fritz Alt, num total de cento e vinte uma peças catalogadas entre gesso e bronze, estão à disposição para visitação e estudos, mas o que ainda é fruto de interesse e indagações é a técnica utilizada, ou seja, o saber-fazer, desse processo escultórico. Há quase quarenta anos após sua morte, o artista será destaque no “Dicionário da Escultura do Brasil”. Os encaminhamentos metodológicos da pesquisa estão centrados em pesquisa bibliográfica sobre processos de fundição, além de entrevistas com artistas que tenham produção nessa linguagem.

ISSN: 1807-5754