12° Seminário de Iniciação Científica

De 01/10/2007 à 05/10/2007

Gravar: Investigação histórica, técnica e estética acerca da linguagem artística "gravura" em contexto contemporâneo

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Gravura, Linguagem, Artes Visuais

A pesquisa tem como objetivo a investigação estética e técnica acerca da linguagem gravura, em contexto contemporâneo. Pensou-se nesta pesquisa pela carência de publicações nessa área de saber e pela necessidade da academia em estar à frente no tangente a investigação técnica e estética da arte contemporânea. Esta pesquisa fundamentou-se na investigação de poéticas visuais, da linguagem gravura, sob enfoque contemporâneo, fundamentada em autores como: Morgenstern e Meller (2004) “... o homem, ao entintar sua mão (com sangue de animais ou tintas extraídas de elementos da natureza), e pressioná-la contra paredes das cavernas, deixou impressas as primeiras cópias de gravura (no caso, na técnica do carimbo)”, artista e gravadora Fayga Ostrower (1999), alerta que a cerca da importância de se dominar a técnicas tendo conhecimento das limitações de cada equipamento e matéria-prima. Ruben Grilo (1999) afirma que, "A gravura é um método de trabalho altamente disciplinador que envolve várias etapas de transformação de idéias até chegar à reprodução, que é a gravura".Segundo Andriole (2007), “de um modo geral, chama-se “gravura” o múltiplo de uma obra de arte, reproduzida a partir de uma matriz”, a partir da descoberta do papel pelos Chineses, a gravura, conforme escreve Farjado (1999), Começa a ser difundida rapidamente na Europa, pois antes disso os Europeus estavam limitados a escrever e desenhar em pergaminhos. Segundo Ceschin (2002) “A história da gravura apresenta a utilização de quatro técnicas para o desenvolvimento da arte de gravar: a xilogravura (relevo), gravura em metal (entalhe), litografia (em plano), serigrafia (estamparia)”. Com o passar do tempo e com o desenvolvimento da indústria, aumentou-se as possibilidades de novos suportes e novos materiais e instrumentos, esses elementos acrescentaram a gravura outros métodos de gravar uma matriz. As metas do projeto estão em andamento como: o núcleo de gravura, a pesquisa de novos suportes e técnicas na linguagem da gravura, a digitalização do acervo de gravura existente no Memorial da Univille, bem como a elaboração de um material para futura publicação. Tendo como seguimento à próxima etapa do projeto será fotografar o acervo do Memorial da Univille, e a catalogação virtual do mesmo. No término do projeto será feita uma exposição das pesquisas práticas realizadas pelos interessados pela gravura contemporânea.

ISSN: 1807-5754