12° Seminário de Iniciação Científica

De 01/10/2007 à 05/10/2007

Aprendizagem do aluno via internet

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: aprendizagem, aluno, internet

A presente pesquisa a ser apresentada faz parte de um projeto denominado “Práticas Pedagógicas Mediadas por computador” (EADU 3). Em decorrência do surgimento de novas tecnologias da informação e a inserção desses instrumentos no uso educacional, percebeu-se a necessidade de compreender os processos de ensino/aprendizagem estabelecidos pelo meio da internet, assim como perceber o aluno como um indivíduo atuante no mundo virtual. Desta forma, o objetivo principal da presente pesquisa é analisar a relação do aluno com as práticas pedagógicas mediadas por computador. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica utilizando-se dos seguintes autores: Silva, 2003; Freire, 2003; Almeida, 2003; Amaral, 2003; Moran 2003; Palloff 2004; Prtatt, 2004 Por meio dessa pesquisa bibliográfica, observou-se o crescimento acentuado do ensino à distância e que o perfil geral dos alunos virtuais atinge todas as faixas etárias, assim como o Ensino Superior tem sido o grande emergente para o crescimento desta nova prática pedagógica. Ficou evidente também a satisfação por parte dos alunos que realizam estudos on-line, pois não se sentem incomodados pela falta de sinais presenciais no processo de comunicação. Outro ponto importante a ser mencionado, refere-se ao desenvolvimento da liberdade do aluno por meio dos textos, posto que a capacidade de escrever aumenta e o aluno é levado a desenvolver a automotivação e autodisciplina, enquanto o professor é um facilitador de aprendizagem. Para que as possibilidades de aprendizagem do aluno virtual sejam ampliadas, é necessário que ele tenha condições de acesso a um computador; a um modem ou conexão de alta velocidade, também como o suporte técnico, da mesma forma é indispensável a capacitação adequada dos professores. De modo geral, percebeu-se que a tecnologia em si não deve ser o foco principal a ser tratado, mas sim o aluno e como este aprende utilizando-se dos recursos tecnológicos e como são viabilizadas as trocas virtuais entre o aluno e professor e finalmente, como o professor conduz a comunidade virtual em que estão inseridos seus alunos.

ISSN: 1807-5754