8ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA

De 19/10/2021 à 21/10/2021

SHOQUI2 - Experimentando o ensino da química por meio das mídias sociais

Palavras-chave: Química, Vida cotidiana, Experimento

O ensino deve ser permeado pela harmonização entre a teoria científica e a prática cotidiana para que o aprendizado seja construído a partir da própria realidade. Em ciências exatas, especialmente para o ensino de química, os alunos têm dificuldade para criar modelos reacionais abstratos, pois não conseguem vincular a realidade e a teoria. Oportunizar a estes alunos a experimentação como ferramenta para compreensão de reações da natureza, assim como, reações de formação de produtos de uso diário auxiliará no desenvolvimento do poder de observação, interpretação e análise de situações, incentivando a construção e teste de hipóteses, promovendo a discussão e resolução de problemas, atuando como mola propulsora para a curiosidade, criatividade e pensamento lógico e crítico. Assim, garantir que todos os alunos tenham acesso a laboratórios de práticas de química é essencial para assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos, conforme preconiza a ODS4, e reduzir as desigualdades no país (ODS10). Uma oportunidade de dinamização do ensino é a inserção de novas tecnologias educacionais, buscando atender às necessidades das práticas educativas pelos espaços de comunicação abertos pelas mídias e redes sociais, que estão mudando profundamente a forma de comunicação e cultura, inclusive, da educação. Plataformas como o YouTube oportunizam aos alunos rever o conteúdo apresentado em sala de aula, buscando complementar as informações recebidas e fortalecer a compreensão. O Shoqui2 como projeto de extensão pretende desenvolver os conceitos teóricos de química por meio da abordagem prática experimental, produzindo vídeos educativos, oportunizando a disseminação de conteúdos de química de acesso fácil e modo simples, tendo como objetivo principal despertar no aluno do ensino médio o encantamento pela química. Para isto, este projeto conta com quatro professoras de Química, um professor de Design e Fotografia e 28 acadêmicos de diferentes cursos de graduação (Engenharias Química, Mecânica, Ambiental e Sanitária, Farmácia, Design de Animação e Ciências Contábeis). No projeto são desenvolvidos experimentos, testes, adaptações, roteiros experimentais e de gravação, a gravação, edição e liberação dos vídeos produzidos para as redes sociais. Neste ano, 46 experimentos foram testados em 21 dias de atividades em laboratório, sendo 31 experimentos liberados para elaboração de roteiros. Ainda, 06 vídeos foram gravados e estão em edição e 16 já foram publicados no canal Shoqui – Show da Química na plataforma YouTube, onde contamos com 115 inscritos e no @shoqui.univille no Instagram, que temos 277 seguidores.

ISSN: 1808-1665