8ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA

De 19/10/2021 à 21/10/2021

Educação para o Desenvolvimento Sustentável nos cursos de Engenharia

Palavras-chave: ODS, Práticas sustentáveis, EDS

O movimento para uma Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS) teve início na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (Rio 92), que culminou em uma carta de intenções para promoção do desenvolvimento sustentável (DS), com foco nos seres humanos e na proteção do meio ambiente para o século XXI. Este documento ficou conhecido como “Agenda 21” e, em 2012 foi realizada a uma avaliação dos 40 capítulos, buscando analisar o progresso obtido e os novos desafios. Ao final, ficou clara a necessidade da criação de metas para uma ação mundial focada em DS. Em 2015, a Assembleia Geral das Nações Unidas apresentou a Agenda 2030, com os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e 169 metas que visam erradicar a pobreza e promover uma vida digna para todos. Os ODS são integrados e indivisíveis, mesclando três dimensões do DS e permitindo que os países atuem em suas prioridades, alcançando a melhora da vida das pessoas, do planeta e a prosperidade. Entre estes, o ODS4 propõe assegurar a todos uma educação inclusiva e equitativa de qualidade e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida. Ainda estabelece eliminar as disparidades de gênero na educação, garantir a igualdade de acesso a todos os níveis de educação, garantir que todos os alunos adquiram conhecimentos e habilidades necessárias para promover o DS. Além deste, a Univille incorpora todos os ODS em sua missão e valores e incentiva a discussão destes objetivos ao longo da formação discente. Em Tópicos Especiais em Engenharia Química, os acadêmicos elaboraram uma pesquisa para compreender o conhecimento dos estudantes de Engenharia sobre os ODS e sustentabilidade e as ações individuais de práticas sustentáveis. Este levantamento foi realizado com Engenharias Ambiental e Sanitária, Civil, de Produção, de Software, Mecânica e Química. Entre as respostas, 73,8% indicaram que o curso abordou assuntos envolvendo os ODS, 61,9% se considera capaz de atuar no mercado de trabalho levando em conta as ODS e que a sustentabilidade, a importância da conservação do meio ambiente e o impacto ambiental gerado pelas indústrias são temas expostos de forma clara durante a graduação. Em relação às práticas individuais sustentáveis, 81,0% separaram o lixo reciclável e economizam água, 40,4% compram produtos ecológicos, 42,9% evitam adquirir produtos supérfluos e 38,1% adquirem produtos de empresas que demonstram maior cuidado com o meio ambiente. Portanto, ficou evidente que a EDS permeia a formação dos engenheiros na Univille.

ISSN: 1808-1665